O Projeto Campeões da Vila, coordenado pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), está impactando positivamente a vida de jovens entre 8 e 17 anos por meio de aulas de xadrez. A metodologia do projeto, que combina instrução teórica e prática, está contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e memória desses jovens.
O Secretário da Sedel, Jorge Oliveira, destacou a importância do projeto: “É muito gratificante saber que por meio desse esporte estamos contribuindo para a autodisciplina e a capacidade cognitiva desses jovens. Por meio do Projeto Campeões na Vila, estamos formando futuros campeões para o xadrez”.
Um dos jovens beneficiados pelo projeto é Benjamin de Oliveira, de 14 anos, que pratica xadrez há três anos e, este ano, ingressou na turma de xadrez na Vila Olímpica de Manaus. Seu pai, André de Oliveira, observou melhorias significativas em seu filho: “Por conta da hiperatividade, meu filho era uma criança que não tinha concentração, e com o xadrez ele tem melhorado muito. Até na escola, nas aulas de matemática, ele é um aluno que tem se destacado nessa matéria por conta das aulas de xadrez, é impressionante”.
Aulas de xadrez
As aulas de xadrez ocorrem de segunda a quarta-feira em dois turnos na Vila Olímpica de Manaus, envolvendo atualmente 43 alunos. Ivan Silva, professor do Projeto Campeões da Vila, enfatizou os benefícios do xadrez: “A prática do xadrez trabalha várias habilidades, como a concentração, a memória e melhoras no raciocínio lógico. Realizamos exercícios práticos para que os alunos trabalhem a cognição, de forma lúdica e de fácil compreensão”.
O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores, com o objetivo principal de atingir o rei do adversário com um xeque-mate. “Nossa metodologia de ensino também abrange desde a história do xadrez até o posicionamento das peças para o início do jogo, de uma maneira que as crianças possam fixar na mente e aprender técnicas e estratégias”, acrescentou Ivan Silva.
Benjamin de Oliveira expressou sua gratidão pelo esporte: “Conheci essa modalidade na escola, e desde então tem me ajudado muito. Me apaixonei por esse esporte que me traz vários benefícios, na escola tenho mais foco, concentração, e as aulas do Projeto têm contribuído para tudo isso”.
Leia mais:
Creches e pré-escola: Municípios contemplados com verba no AM
No Amazonas, abertura de micro e pequenas empresas superam os índices de 2022
Amazonas Meu Lar: Governo do estado reassenta famílias em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook