sábado, setembro 28, 2024
30.3 C
Manaus
InícioGeralAvião da FAB parte de Natal para repatriação de brasileiros em Israel

Avião da FAB parte de Natal para repatriação de brasileiros em Israel

Publicado em

Publicidade

Neste domingo  (08), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, com destino a Roma, Itália, em uma missão de repatriação de brasileiros que buscam deixar as áreas afetadas pelo recente conflito na Palestina e Israel. Espera-se que a aeronave posteriormente siga para Tel Aviv, onde deve pousar na tarde de segunda-feira (9) ou na terça-feira (10), marcando o início das operações de repatriação.

O governo brasileiro reservou um total de seis aeronaves para essa missão humanitária. A frota inclui dois KC-30, com capacidade para transportar 230 passageiros cada, dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade para 40 passageiros cada.

Nesta fase inicial, um KC-30 já partiu em direção à Itália para ficar em posição mais próxima da região do conflito, enquanto as embaixadas locais finalizam a lista inicial de brasileiros a serem repatriados. A equipe enviada à região inclui médicos e psicólogos para prestar assistência aos brasileiros durante o processo.

O tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, comandante da FAB, destacou a flexibilidade da missão: “Estamos adaptando o tamanho da missão de acordo com as necessidades identificadas pelos nossos ministérios. Temos um brigadeiro na embaixada de Israel ajudando na coordenação de todos os brasileiros nas embaixadas da região, incluindo Egito, Jordânia e Israel. Importante ressaltar que muitos brasileiros também estão buscando alternativas em voos comerciais.”

O comandante Damasceno participou de uma reunião no Palácio do Itamaraty, juntamente com o ministro da Defesa, José Múcio, para analisar a situação no Oriente Médio.

A primeira lista com os brasileiros a serem repatriados deve ser concluída na manhã de segunda-feira (8). Além de Tel Aviv, os aviões do governo brasileiro podem utilizar aeroportos de países vizinhos a Israel e Palestina, conforme necessário.

Damasceno enfatizou que “Tel Aviv é o aeroporto destinado à repatriação dos brasileiros ligados à comunidade israelense. Estamos avaliando outros países e aeroportos para a parcela ligada ao Oriente Médio como um todo.”

Para facilitar os deslocamentos internos até os aeroportos, as operações de repatriação estão planejadas para ocorrer sempre no período da tarde. O Itamaraty tem acompanhado de perto a situação dos brasileiros na região e tem identificado aqueles que desejam retornar ao Brasil. Estima-se que existam 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora das áreas afetadas pelos ataques.

Até o momento, um brasileiro está ferido e três estão desaparecidos após terem participado de um festival de música em Israel.

Neste domingo (8), uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU está marcada para a sede da organização em Nova Iorque, a pedido do Brasil, que atualmente preside o órgão. Durante a reunião, serão discutidas medidas relacionadas aos ataques na região.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.

O governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Leia mais:
Biden quer falar com Lula sobre guerra na Ucrânia

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Com informações da Agência Brasil*

Últimas Notícias

NASA divulga imagens de Amazônia “menos verde” e com mais fumaça

Na última semana, a NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados...

Amazonas tem redução de 23% no número de homicídios

O Amazonas reduziu em 23%, o número de homicídio no mês de agosto, conforme...

Ecocídio: 8 em cada 10 brasileiros apoiam criminalização de dano ambiental

Quase três em cada quatro pessoas (72%) nos países do G20 e outras grandes...

Manaus oferecerá ônibus gratuito no primeiro turno da eleição

A gratuidade da tarifa do transporte público para o dia 06 de outubro está...

Mais como este

NASA divulga imagens de Amazônia “menos verde” e com mais fumaça

Na última semana, a NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados...

Amazonas tem redução de 23% no número de homicídios

O Amazonas reduziu em 23%, o número de homicídio no mês de agosto, conforme...

Ecocídio: 8 em cada 10 brasileiros apoiam criminalização de dano ambiental

Quase três em cada quatro pessoas (72%) nos países do G20 e outras grandes...