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Estudantes da rede pública participam de projeto científico sobre tecnologia de alimentos

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Iniciativa incentiva meninas a seguir carreira na ciência e engenharia de alimentos

A 12ª edição do projeto “Futuras cientistas na tecnologia de alimentos: processamento de frutas para agroindústria na Amazônia” reuniu estudantes da rede pública para uma imersão científica na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/FCA). O programa ocorreu de 6 a 31 de janeiro de 2025, com atividades presenciais voltadas ao desenvolvimento de produtos alimentícios.

Participaram desta edição as alunas Ana Roberta Moraes Barbosa, da Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo, e Gabrielle Lima Falcão, Geovana Ferreira Rodrigues e Thifanny Cruz dos Santos, da Escola de Tempo Integral Senador Petrônio Portella, sob a supervisão da professora Rosineide Cardoso de Souza.

Incentivo à ciência e equidade de gênero

Coordenado pelos professores Eyde Cristianne Saraiva Bonatto e Carlos Victor Lamarão Pereira, o projeto faz parte do Programa Futuras Cientistas na Região Norte, iniciativa que busca incentivar a participação de meninas e professoras do ensino médio nas áreas de ciência e tecnologia. O programa é desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital nº 03/2024 – Programa Futuras Cientistas – Imersão Científica 2025.

O objetivo do projeto é aproximar as participantes de centros de pesquisa, estimulando o interesse pelo conhecimento científico e promovendo equidade de gênero em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como a engenharia de alimentos.

Aprendizado prático e inovação na indústria alimentícia

Durante o programa, as alunas tiveram acesso a aulas teóricas e práticas sobre tecnologia de alimentos. As atividades envolveram:

  • processamento de frutas para a produção de doces e geleias;
  • desidratação e cristalização de frutas para aumentar a durabilidade dos produtos;
  • desenvolvimento de sorvetes e iogurtes saborizados com insumos naturais;
  • produção de chocolate orgânico com foco na sustentabilidade.

Para consolidar o aprendizado, as estudantes realizaram uma visita técnica ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), onde conheceram pesquisas em andamento e puderam observar como a inovação e o desenvolvimento científico contribuem para a geração de empregos e preservação da floresta amazônica.

Impacto do projeto na formação acadêmica

A experiência despertou o interesse das participantes pelo universo acadêmico e pelo potencial da ciência na transformação da sociedade.

“Pelas aulas teóricas e práticas que participei, o projeto cumpriu seu objetivo de despertar o interesse pela ciência e tecnologia. Agora, acredito que é possível ingressar em uma universidade. Foi uma experiência maravilhosa”, destacou Ana Roberta Moraes Barbosa, 16 anos, da Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo.

O projeto se destaca como uma importante iniciativa para a formação de futuras cientistas na Amazônia, incentivando a inovação na agroindústria e ampliando o acesso de jovens mulheres à pesquisa científica.

*Com informações da Assesoria da Ufam

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