A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf) realizou, nesta segunda-feira (3) uma operação de fiscalização em Tefé — a 523km da capital — que resultou na apreensão de uma carga contendo 85kg de queijo coalho ilegal.
Os produtos, que não possuíam as certificações de segurança obrigatórias e portanto podiam apresentar riscos a saúde de possíveis consumidores, foram descartados no lixão municipal.
Queijo ilegal
A ação, conduzida por fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) e da Unidade Veterinária Local (UVL) de Tefé, ocorreu após denúncia recebida pela ouvidoria da Adaf.
O fiscal agropecuário médico veterinário Airton Reis, que participou da operação, explicou que produtos sem certificação oferecem riscos.
“Produtos de origem animal sem selo de inspeção, sem comprovação de qualidade ou origem, podem causar inúmeras doenças transmitidas por alimentos, colocando em risco a saúde das pessoas e de suas famílias. Denúncias como essa permitem que intensifiquemos a fiscalização, garantindo maior segurança alimentar na região”, explicou Airton Reis.

Certificação
Todos os produtos de origem animal comercializados no Brasil devem apresentar selo de inspeção que comprova a segurança para o consumo. Esses selos podem vir na versão Estadual (SIE), Municipal (SIM) ou Federal (SIF).
Esse selo confirma que os alimentos foram inspecionados pelos órgãos competentes e atestam que o processo de produção foi realizado conforme as normas higiênico-sanitárias.
No caso dos queijos apreendidos em Tefé, a falta do selo de inspeção impossibilitou a verificação da qualidade e da procedência dos produtos, o que levou ao descarte imediato.
Ações adicionais
Além da apreensão, a equipe da Adaf realizou um trabalho de educação sanitária no porto de Tefé, distribuindo panfletos e orientando passageiros e comerciantes sobre a importância de consumir apenas produtos de origem animal inspecionados.
Qualquer cidadão pode contribuir com a fiscalização, por meio de denúncias de casos de processamento ou comercialização irregular de produtos de origem animal. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
SES-AM registrou 51 atendimentos nos três dias de desfile em Manaus
Consumidor poderá negociar dívidas em mutirão com 160 instituições
Amazonas tem um dos menores rendimentos domiciliares do Norte, aponta IBGE
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook