O deputado estadual Mário César Filho (UB) fez um requerimento, ao Governo do Amazonas, para a criação da ‘Casa Azul’. Segundo o deputado, a Casa seria um centro especializado gratuito às pessoas autistas, com consultas médicas e avaliações multiprofissionais.
De acordo com o político, o sonho para construção do centro surgiu na época de jornalista, em que a busca pelo atendimento era visível e notória em um programa de TV local em que era apresentador.
“Era muita gente! Todo dia eu recebia esse tipo de demanda no programa. Eu fui atrás de saber mais sobre essa pauta e descobri o quanto a procura por um diagnóstico fechado, dessa condição, é difícil e inacessível em nossa cidade”, pontuou o deputado.
No requerimento, o parlamentar ressalta que a ‘Casa Azul’ é necessária para colaborar com a estruturação familiar na oferta de múltiplos serviços e atendimentos, inicialmente voltados para a faixa etária de 0 a 17 anos.
Além disso, o centro deve permitir a busca pela garantia de acesso às políticas pública aos PcDs de todas as zonas de Manaus.
Tramitação
O requerimento para a criação da “Casa Azul” já foi exposto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas e encaminhado ao Governador Wilson Lima.
Caso seja aprovado, a estrutura física da indicação será construída nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus, mas o deputado também pretende levar o projeto para o interior do estado.
Dados
Hoje, no Brasil, há cerca de 2 milhões de pessoas autistas. Segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), são 11.350 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Manaus.
Leia mais:
Autismo: PL de Saullo Vianna prevê gratuidade de medicação
Dia do Autismo: confira leis que beneficiam a pessoa com TEA