Japurá, a cidade menos populosa do Amazonas, tem apenas 8.858 habitantes, de acordo com o censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A 744 km de distância de Manaus, só é possível chegar até o município de barco, encarando uma longa viagem de seis dias. Localizada na fronteira com a Colômbia, a cidade enfrenta grandes problemas relacionadas à violência.
A diferença da última edição do Censo para a atual é de 1.532 habitantes a mais. No levantamento de 2010, o número populacional de Japurá era de 7.326.
Violência
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, Japurá já ocupou o posto de ser a 14ª cidade brasileira mais violenta do país. Conforme o anuário, das 30 cidades mais violentas, 19 delas eram predominantemente rurais, e 13 estavam na Amazônia Legal.
Em julho deste ano, dois homens foram presos com 32 quilos de maconha tipo skunk, escondidas em malas, no aeroporto de Japurá. A violência extrema é associada à presença do garimpo ilegal na região.
Garimpo em Japurá
Neste ano, a operação contra o garimpo na Amazônia chegou até a cidade de Japurá. Em maio, 29 dragas usadas ilegalmente a 70 km do município foram destruídas em uma megaoperação chamada Ágata, envolvendo a Polícia Federal, Forças Armadas, Funai e Ibama. Segundo as investigações, os garimpeiros atuavam há mais de quatro anos nessa região.
Leia mais:
Pesquisador alerta que novo aterro sanitário ameaça saúde do Tarumã-Açu
Prefeitura de Manaus tem 45 dias para iniciar mudança de aterro sanitário
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook