No dia 4 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial do Braille, data que marca o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema tátil utilizado por pessoas com deficiência visual. Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille do Amazonas (BBAM), destacou o significado da ocasião, referindo-se ao dia como o momento em que “todas as pessoas com deficiência visual conseguiram descobrir o mundo com os dedos”.
Biblioteca Braille do Amazonas
A instituição, referência no estado, desempenha um papel crucial na integração desse público ao meio social, cultural, educacional e profissional.
A BBAM oferece um acervo abrangente com mais de 50 mil obras, incluindo livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com audiodescrição. Além disso, a biblioteca disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.
Gilson Mauro, que também possui deficiência visual, está à frente da instituição desde 2000, destaca o trabalho em prol das pessoas com deficiência e as atividades culturais oferecidas pela biblioteca. Ele ressalta que o espaço é público, destinado a todas as pessoas com deficiência, familiares e comunidade, promovendo aprendizado em Braille, música e acesso a conteúdos acessíveis.
Relatos

Miguel, um jovem de 11 anos que frequenta a biblioteca desde 2019, compartilha sua experiência: “Olha, eu gosto de várias coisas que eu aprendo aqui, como tocar teclado, usar o reglete [régua usada por deficientes visuais para escrever em Braille] e ter aulas com o tio Gilson”. Miguel aprimorou seu talento musical nas oficinas de instrumentos oferecidas pelo espaço.
Ronilson Santos, pai de Miguel, destaca o apoio da biblioteca no desenvolvimento do filho, afirmando que, apesar de receber suporte didático na escola, foi na BBAM que ele aprendeu a tocar o teclado e teve o primeiro contato com o sistema Braille.
Horário de funcionamento da BBAM
A BBAM, administrada pelo Governo do Estado, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Convenções – Sambódromo (Av. Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro). Inicialmente implantada no prédio da Biblioteca Pública do Amazonas, em 1999, a instituição está instalada no local atual desde 2008.
Leia mais:
Manaus: confira os 74 locais de vacinação contra covid-19 em janeiro
Prefeitura aumenta IPTU em 3,74% e mantém sorteio de prêmios
Saúde Mental: Janeiro Branco completa 10 anos em 2024
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook