Pensando em fortalecer o turismo como alternativa econômica no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) propôs a oferta de curso básico de inglês, gratuitamente, para profissionais envolvidos com turismo no estado.
Isto porque mais de 7 mil cruzeiristas irão chegar ao Amazonas durante o mês de março. No sábado (4), atracou em Manaus o transatlântico ‘M/S Volendam’, com 2.365 mil passageiros. Ao todo, o Amazonas deve receber oito cruzeiros, sendo o maior número de navios da temporada. Do quantitativo, cinco navios chegam pela primeira vez ao Amazonas.
Curso de inglês
O Projeto de Lei nº 129/2023 foi protocolado na última quinta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Na justificativa, a parlamentar explica que o objetivo é melhorar a comunicação dos profissionais relacionados com o turismo estadual evitando desistência de serviços, interpretações erradas, entre outros problemas.
“Viabilizar maior aptidão para os profissionais que lidam com o turismo torna-se um meio de melhorar a comunicação cotidiana com os estrangeiros que decidem visitar o Amazonas, além de qualificar o currículo dos profissionais por meio do acesso à educação de língua estrangeira para quem não possui condições financeiras de pagar”, afirma.
No projeto, são considerados profissionais de turismo aqueles que atuam nas áreas de:
- hotelaria;
- transporte;
- gastronomia;
- recepcionistas;
- porteiros;
- taxistas;
- motoristas;
- garçons;
- guias.
Para viabilizar o oferecimento dos cursos, o Executivo será autorizado a celebrar parcerias com organizações da sociedade civil e empresas privadas.
Pesquisa de satisfação
Uma pesquisa de satisfação realizada pela Amazonastur, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, mostrou que 87,9% dos cruzeiristas aprovaram o destino Amazonas.
Os visitantes responderam sobre segurança, restaurantes, comida típica, hospitalidade, opções de lazer e entre outros. Considerando dados até janeiro, o Amazonas registrou a entrada de 7.932 cruzeiristas, de acordo com o setor de estatística do órgão. A estimativa é receber cerca de 17.186 visitantes, entre passageiros e tripulantes até o final da temporada.
Leia mais:
Castração gratuita pode ser feita no Shopping Via Norte a partir deste sábado (4)