sábado, fevereiro 24, 2024
32.3 C
Manaus
InícioPoderEm Parintins, Lula recebe homenagens e lança o novo Luz Para Todos

Em Parintins, Lula recebe homenagens e lança o novo Luz Para Todos

Publicado em

Publicidade

Na última sexta-feira (04), o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou na cidade de Parintins para lançar a nova versão do programa Luz Para Todos, que foi um dos destaques de seu primeiro mandato. Acompanhado pela primeira-dama Janja, os senadores do Amazonas Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), Lula foi recebido por uma multidão de apoiadores na Praça Digital, no centro da cidade.

Ainda no aeroporto, o presidente recebeu presentes do governador Wilson Lima. FOTO: Secom

Durante o evento, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), entregou ao presidente o título de cidadão parintinense, honraria que foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores de Parintins no início da semana.

Novo Luz Para Todos

A nova versão do programa Luz Para Todos tem como foco a região norte do país, buscando garantir o fornecimento de energia elétrica para residentes de áreas rurais, especialmente nas regiões remotas da Amazônia Legal. O governo espera beneficiar até 500 mil famílias até o ano de 2026 com essa iniciativa, que tem como base diretrizes para combater a pobreza energética e valorizar a cultura dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Durante seu discurso, o presidente Lula destacou o compromisso em levar energia para cerca de 150 mil pessoas que ainda não possuem acesso a esse serviço.

“Nós vamos fazer energia para 150 mil pessoas que ainda não têm energia. No outro governo, nós fizemos energia para 16 milhões de pessoas. Só é contra o Luz para Todos quem não sabe o que é trabalhar com candeeiro, quem não sentiu a fumaça do querosene no nosso nariz. Quem gosta disso pode ser alguém que venda óleo diesel, mas o povo quer luz”, disse o presidente em discurso.

Além disso, Lula utilizou os símbolos icônicos de Parintins, os bumbás Garantido e Caprichoso, como uma metáfora para falar sobre o respeito aos adversários na política. Ele fez um apelo para que o cenário político de Brasília seja pautado pela ausência de ódio, mentiras e provocações, ressaltando que a classe política deve aprender a fazer política sem ofensas e agressões verbais.

Energias da Amazônia

Um dos pontos altos da visita de Lula a Parintins foi o lançamento da interligação elétrica entre Itacoatiara, Parintins e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecida como Linhão do Tucuruí. O presidente fez uma analogia entre a cidade de Parintins e Paris, afirmando que, a partir de agora, “a cidade luz chama-se Parintins”.

A interligação desses municípios ao SIN representa o início do programa Energias da Amazônia, uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia que prevê investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões para substituição de termelétricas e descarbonização da matriz energética.

Lula e o Boi Garantido. FOTO: Ricardo Stuckert
Lula com o Boi Caprichoso. FOTO: Ricardo Stuckert

Após o evento em Parintins, o presidente Lula seguiu para Santarém (PA), onde cumprirá agenda a partir do sábado (5).

Última visita de Lula a Parintins

Em junho de 2006, o então presidente Lula, em primeiro mandato, visitou a cidade de Parintins em pré-campanha eleitoral para sua reeleição.

Em 2006, Lula participou do Festival Folclórico de Parintins. FOTO: Ricardo Stuckert

Durante sua visita, o presidente Lula participou do Festival Folclórico de Parintins, e assistiu a apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, além de outros espetáculos musicais, teatrais e de dança. A visita do presidente Lula foi marcada por forte apoio popular e uma participação entusiasmada na festa, o que contribuiu para consolidar seu apoio eleitoral na região norte do país.

Leia mais:
Com segurança reforçada, Lula desembarca em Parintins nesta sexta (04)
PF faz busca em caso de ameaças contra Lula
Lula será agraciado com título de cidadão parintinense na próxima sexta (04)

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Fevereiro Verde: Voluntários limpam a Ponta Negra

Em consonância com o "Fevereiro Verde", mês dedicado à conscientização ambiental, a Papelito, conhecida...

Pré-candidato Amom fala sobre autismo, nepotismo e arborização

O cenário político de Manaus ganha destaque com a pré-candidatura de Amom Mendel (Cidadania)...

Crianças indígenas recebem vacina contra dengue em Manaus

Crianças indígenas da comunidade Parque das Tribos, em Manaus, foram as pioneiras a receber...

Seduc anuncia resultado do programa Jovem Bilíngue; Confira

A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) divulgou o resultado final do programa Jovem...

Mais como este

Fevereiro Verde: Voluntários limpam a Ponta Negra

Em consonância com o "Fevereiro Verde", mês dedicado à conscientização ambiental, a Papelito, conhecida...

Pré-candidato Amom fala sobre autismo, nepotismo e arborização

O cenário político de Manaus ganha destaque com a pré-candidatura de Amom Mendel (Cidadania)...

Crianças indígenas recebem vacina contra dengue em Manaus

Crianças indígenas da comunidade Parque das Tribos, em Manaus, foram as pioneiras a receber...