O domingo (5) foi de movimentação intensa nos locais de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025) em Manaus. Conhecido como o “Enem dos concursos”, o certame reúne milhares de candidatos em todo o país em busca de uma vaga no serviço público federal.
Na capital amazonense, 7.716 candidatos foram convocados para participar do exame, que oferece 39 vagas no estado e salários de até R$ 8 mil. As provas são aplicadas em nove municípios do Amazonas: Manaus, Parintins, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Itacoatiara, Coari, Lábrea e Manacapuru.
Considerado o maior concurso público da história do país, o CNU conta com 2,1 milhões de inscritos e vai preencher 3.352 vagas em 35 órgãos e institutos federais, além de formar cadastro reserva para futuras contratações.
O exame é composto por provas objetivas, com 90 questões para cargos de nível superior e 68 para nível médio, distribuídas em nove blocos temáticos que agrupam áreas de atuação semelhantes. A duração das provas varia entre três horas e meia e cinco horas, conforme o cargo.
Aqueles que alcançarem a pontuação mínima exigida nesta fase serão convocados para a prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.
Ao todo, o CNU é aplicado em 1.284 locais de prova, distribuídos por 228 municípios em um raio de até 100 quilômetros da residência dos candidatos, medida adotada para facilitar o deslocamento e reduzir custos.
Leia mais:
Governo federal nomeia 1.316 aprovados na primeira edição do CNU
CNU 2025: 39 vagas no Amazonas com salários de até R$ 8 mil
Alerta de golpe: Inscrições para novo CNU ainda não estão abertas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

