Os preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) atingiram um marco logístico nesta terça-feira (04/11), com a chegada de dois grandes navios de cruzeiro ao Porto de Outeiro, em Belém. As embarcações, MSC Seaview e Costa Diadema, funcionarão como hotéis flutuantes para delegações e participantes, oferecendo, juntas, aproximadamente 6 mil leitos.
A medida integra a estratégia do governo federal para ampliar a oferta de hospedagem na capital paraense durante o evento global. O objetivo, segundo o governo, é assegurar condições adequadas e acessíveis, reforçando o compromisso do Brasil com uma conferência inclusiva. Os hóspedes poderão iniciar o check-in nos navios a partir desta quarta-feira (5).
Logística e transporte: Deslocamento de 30 minutos até o local da COP30
Um dos pontos centrais da operação é o tempo de deslocamento entre os hotéis flutuantes e o Parque da Cidade, onde ocorrerá a conferência. O trajeto de quase 20 km levará, em média, 30 minutos.
O transporte será realizado por ônibus oficiais, gratuitos e com operação contínua. Para garantir a fluidez, o percurso utilizará faixas exclusivas do BRT e uma nova ponte de acesso rápido, inaugurada em outubro, que reduziu o tempo de viagem anterior quase pela metade.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, testou o trajeto. “Eu marquei no cronômetro: saindo do local da COP até o Porto de Outeiro, hoje foram 33 minutos e 27 segundos, até o desembarque no centro de recepção”, afirmou.
Costa destacou que a logística nos dias do evento será ainda mais eficiente. “Nos dias da COP será ainda mais rápido, porque a Via Expressa, a Via do BRT, ficará exclusiva para os ônibus que trafegarão até o Parque da Cidade. Ou seja, esse deslocamento será mais rápido do que o de muitos que sairão da maioria dos hotéis ou casas alugadas”.
A reforma recorde do Porto de Outeiro
Para viabilizar a atracação dos dois transatlânticos, o Terminal Portuário de Outeiro passou por uma reforma completa e estrutural. O projeto recebeu um investimento de cerca de R$ 233 milhões, viabilizados pela Itaipu Binacional.

As obras, executadas pela Companhia Docas do Pará (CDP), incluíram a construção de 11 dolphins (estruturas de amarração) e a instalação de 10 pontes metálicas. O píer foi significativamente ampliado, passando de 261 metros para 716 metros, o que duplicou a capacidade de deslocamento do terminal para 80 mil toneladas.
O projeto foi concluído em tempo recorde para uma obra portuária: aproximadamente seis meses, com início em 17 de abril deste ano. Para cumprir o prazo, foram estabelecidas frentes de trabalho simultâneas, operando 24 horas por dia em três turnos.
“Em um período recorde, a gente hoje entrega para Belém, para o estado do Pará e para o Brasil, um porto pronto e preparado para, de certa forma, ser a porta do turismo internacional na Amazônia”, ressaltou Jardel Rodrigues da Silva, presidente da CDP.
Legado para o Pará: Infraestrutura e novo polo turístico
Além da capacidade de receber os navios, o Porto de Outeiro agora conta com um moderno espaço de receptivo, equipado com infraestrutura de apoio aos passageiros, incluindo áreas de embarque, desembarque, atendimento e equipamentos de raio X.
Autoridades destacam que a nova infraestrutura é um legado que transcende a COP30. O ministro Rui Costa salientou que a entrega representa um marco para o desenvolvimento regional.
“Esse porto viabilizará desenvolvimento econômico, social e turístico para o Pará e aumentará o transporte de carga aqui para Belém”, afirmou Costa. “Com essa nova infraestrutura, a capital paraense entra definitivamente na rota do turismo nacional e internacional. Não tenho dúvidas de que isso trará uma nova dinâmica econômica e ampliará as oportunidades de emprego na região.”
A expectativa é que o terminal passe a integrar rotas regulares de turismo marítimo. Valter Correia, secretário extraordinário da COP30, celebrou a nova vocação do local. “O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a região e acrescentar um grande potencial turístico ao porto que antes funcionava somente para cargas. Com isso, não apenas o entorno, como também toda a cidade e a própria região Norte contarão com mais esse ponto para os roteiros de cruzeiros”, concluiu.
Leia mais:
Lula entrega obras de infraestrutura no Pará com foco na COP30
Maior trilha da América Latina será inaugurada no Pará durante a COP30
Brasil articula na Europa apoio financeiro para novo fundo florestal antes da COP30
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

