O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com sete governadores que apoiam o movimento pela anistia dos presos do 8 de janeiro, que também pode devolver os direitos políticos do ex-presidente que pretende disputar as eleições de 2026.
O encontro ocorreu na manhã deste domingo (6) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em um café da manhã antes do ato pela anistia na avenida Paulista, em São Paulo. A foto do encontro foi divulgada pelo líder do PL na Câmara, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Entre os governadores estão quatro pré-candidatos à Presidência da República, considerados alternativas pela direita, caso o ex-presidente não consiga reverter o processo de inelegibilidade: Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Junior (PSD-PR).
Apesar da possibilidade de disputar a corrida presidencial em 2026, os governadores de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná defendem a anistia e se manifestaram contra o julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no final de março, que tornou Bolsonaro réu pela suposta tentativa de golpe de Estado.
Do quarteto de presidenciáveis, apenas Tarcísio de Freitas participou da manifestação pró-anistia na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, no mês passado.
Além deles, os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), do Amazonas, Wilson Lima (União-AM), e do Mato Grosso, Mauro Mendes (União-MT) participaram do encontro com o ex-presidente da República. Aliado de Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), cancelou a participação no ato pela anistia por causa das fortes chuvas que atingiram o estado fluminense entre sexta-feira (4) e sábado (5).
Em suas redes sociais, Wilson Lima declarou apoio a Jair Bolsonaro. “Juntos pela anistia e para o que der e vier.” declarou nesse post, momentos antes da manifestação na Avenida Paulista.
Com informações de Gazeta do Povo*
Leia mais:
TCE-AM solicita suspensão de PSS de Maués por suspeita de irregularidades
Em duas semanas, Macelly Veras destina R$43 milhões a contratos sem licitação em Maués
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook