O Governo do Amazonas atingiu uma marca histórica: todos os 61 municípios do interior agora contam com iluminação pública em LED, consolidando o estado como o primeiro do país a adotar 100% de iluminação sustentável fora da capital. A iniciativa integra o Programa Ilumina+ Amazonas e contribui diretamente para a redução de emissões de gás carbônico, reforçando o compromisso ambiental do estado no combate à crise climática.

A última cidade a receber a modernização é Coari, a 369 km de Manaus, onde 4.888 novos pontos de LED estão sendo instalados com investimento de R$ 12,7 milhões. O trabalho começou em 1º de outubro e deve ser concluído até o final do mês. O programa substitui lâmpadas antigas de vapor de sódio, mercúrio e mistas por luminárias de LED, mais eficientes, seguras e sustentáveis.
“Estamos cumprindo a meta do governador Wilson Lima de chegar à COP 30 com todos os municípios do interior com iluminação moderna e sustentável. O programa melhora a segurança, reduz custos com energia e promove cuidado com o meio ambiente”, destacou Marcellus Campêlo, secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável pelo Ilumina+ Amazonas.
Além de Coari, o programa também está em execução em Nova Olinda do Norte, com 1.669 pontos previstos até 14 de outubro, e na comunidade Sucunduri, em Apuí, com 381 pontos. Ao todo, o Ilumina+ Amazonas já instalou mais de 120 mil luminárias de LED em 61 municípios e 245 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, levando eficiência energética e sustentabilidade a todas as regiões do interior.
Leia mais:
Maués recebe mais de 2,9 mil pontos de iluminação em LED
Wilson Lima inaugura LED e anuncia investimentos em Rio Preto da Eva
Manicoré recebe mais de 2,7 mil pontos de LED com o Ilumina+ Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

