Pela primeira vez na história, a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu vagas para mulheres na especialidade de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP).
As inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026) da Aeronáutica para o ano de 2026 estão abertas no período de 7 e abril a 28 de abril (até as 9h do último dia, horário de Brasília) e deverão ser realizadas no site da FAB.
São 50 vagas no total, destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo também, de maneira inédita para as candidatas, o Curso de Infantaria (CFOINF).
Primeiras mulheres Coronéis Intendentes
Em 1996, um grupo de mulheres ingressava pela primeira vez como Cadetes Intendentes na AFA. Em 2021, após 25 anos de serviço, elas foram promovidas ao posto de Coronel Intendente da FAB.
Embora elas não tenham sido as primeiras mulheres militares na FAB – a instituição passou a ter quadros femininos em áreas de saúde e educação, entre outros, em 1982 – representaram um marco na história da Academia da Força Aérea e foram pioneiras para os próximos passos, que incluíram também o ingresso das Aviadoras em 2003.
Mulheres na Aviação
Atualmente, as primeiras Cadetes Aviadoras na AFA ocupam o posto de Major. Entre as integrantes da primeira turma, está a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Aérea em janeiro deste ano.
*Com informações da FAB
Leia mais:
Imposto de renda 2025: onde baixar o aplicativo?
Wilson Lima declara apoio a Bolsonaro e participa de ato na Avenida Paulista
Corrida Tiradentes: inscrições abertas para o evento do dia 21