O governador Wilson Lima anunciou nesta quarta-feira (07/02) a expansão do ensino bilíngue na rede estadual de educação do Amazonas, durante a abertura do Ano Letivo 2024, na Escola Estadual Governador Melo Póvoas. O projeto denominado Jovem Bilíngue disponibilizará bolsas de estudo para mais de 1 mil alunos do Ensino Médio, enquanto uma nova escola na rede passará a oferecer ensino português-francês.
O evento também marcou o lançamento do Projeto Edutech, focado no ensino de programação, pensamento computacional e cultura digital para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Essas iniciativas integram o programa Educa + Amazonas, iniciado em 2021 por Wilson Lima, que tem como objetivo fortalecer a educação pública no estado.
“Estamos ampliando o ensino bilíngue e o ensino tecnológico para que nossos alunos estejam cada vez mais preparados para enfrentar o mundo real e, sobretudo, o mercado de trabalho. Essas são algumas das ações que a gente tem implementado, e o resultado disso tem sido muito positivo porque a gente começa a reverter o conceito da escola pública”, afirmou o governador.
Durante a solenidade, o governador inaugurou um dos 32 novos laboratórios de robótica, conhecidos como Espaços Makers, distribuídos pela rede estadual. Esses laboratórios, que integram o projeto Fazer para Aprender, receberam investimentos de R$ 10,9 milhões do Governo do Amazonas.
A secretária de Educação, Arlete Mendonça, ressaltou o compromisso do governo em proporcionar mais qualidade aos alunos do interior, destacando que mais de 2.100 aprovações em universidades públicas incluem alunos dessa região.
O evento contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza, dos deputados estaduais Abdala Fraxe, Cabo Maciel e Sinésio Campos, da vereadora Professora Jaqueline, e da secretária de Educação do Estado.
O governador também entregou uma medalha de reconhecimento ao aluno Andrey da Silva Maciel, da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, que obteve o primeiro lugar no curso de administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), via Processo Seletivo Continuado (PSC).
Ensino Bilíngue e Projetos Futuros
O investimento do Governo do Amazonas na educação inclui a ampliação da oferta do Ensino Bilíngue. Iniciativas como o projeto Jovem Bilíngue e a implementação do ensino português-francês no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire contribuem para um aumento de 33,8% na oferta da modalidade, que agora abrange dez unidades de ensino.
O Projeto Jovem Bilíngue oferecerá bolsas de estudo para o curso de Inglês a 1 mil alunos, cujo processo de inscrição foi encerrado recentemente. O prazo de entrega de documentos para os inscritos foi prorrogado até a próxima sexta-feira (09/02), e o resultado final será divulgado em 20 de fevereiro, com as aulas inaugurais previstas para 26 do mesmo mês.
O governador também anunciou um projeto em elaboração pela Secretaria de Educação para intercâmbios em países como Japão, França e outros de língua inglesa e espanhola, em parceria com embaixadas e instituições, prevendo intercâmbio para até 60 alunos em 2024.
Espaço Maker e Investimentos

Além do laboratório entregue à Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, outras 31 unidades de ensino da rede estadual receberão o Espaço Maker neste ano. Somados aos 51 já inaugurados, esses 83 espaços beneficiarão aproximadamente 54 mil alunos na capital e no interior, abrangendo 40 Espaços Makers na capital e 43 no interior.
Os Espaços Maker integram o projeto Fazer para Aprender, com a meta de entregar 100 laboratórios até o final da gestão. As estruturas são equipadas para ampliar o conhecimento em áreas como robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.
Leia mais:
Amazonas registra 4.805 casos suspeitos de dengue em 2024
Arena da Amazônia recebe Vasco X Audax hoje
Pesquisa da UEA ganha reconhecimento de Harvard
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook