Iniciativa faz parte do plano de arborização da cidade e inclui espécies nativas da amazônia
A Prefeitura de Manaus realizou o plantio de 300 novas mudas no complexo viário 28 de março, localizado na confluência das avenidas Torquato Tapajós e Santos Dumont, próximo ao aeroporto. A ação integra o plano de arborização urbana e visa transformar a área em um bosque urbano, beneficiando o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade.
Plantio e espécies escolhidas
O novo bosque recebeu espécies nativas da Amazônia, incluindo árvores frutíferas, florestais e palmeiras. Entre as mudas plantadas, estão mogno, cumaru, andiroba, sumaúma e pau-rosa, espécies reconhecidas pelo seu valor ecológico e econômico.
A iniciativa faz parte da meta de plantio de 15 mil novas mudas em 2025, triplicando o número em comparação ao ano anterior. Outras áreas já receberam ações semelhantes, como:
- Avenida Constantino Nery, com 150 novas mudas e ampliação dos espaços de plantio.
- Avenida Max Teixeira, onde foram plantadas 500 mudas.
Mapeamento de áreas para arborização
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima) está mapeando locais estratégicos para futuras ações de arborização. O objetivo é incluir espécies frutíferas e nativas, promovendo sombra, melhoria da qualidade do ar e abrigo para a fauna silvestre.
O próximo plantio está agendado para 20 de fevereiro, no parque Gigantes da Floresta, localizado na zona leste de Manaus.
Leia mais:
Idam distribui 2,5 mil mudas de castanha a agricultores
Governo investe R$ 380 mil na compra de alimentos da agricultura familiar
Amazonas: R$ 44 milhões do Governo Federal para agricultura e estiagem
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook