A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), está promovendo o programa “Manaus Esportiva”, que busca proporcionar uma ampla variedade de modalidades esportivas à população. O programa oferece aulas gratuitas em 18 núcleos distribuídos pela capital amazonense, visando atender a demanda por opções de atividades físicas e esportivas.
Para aqueles interessados em participar de aulas de basquete, a “Casa do Basquete” no núcleo Dom Pedro, localizado na zona Centro-Oeste da cidade, é um espaço dedicado a essa prática esportiva. As aulas são destinadas a alunos com idades entre 10 e 18 anos, tanto do público masculino quanto feminino, e ocorrem de segunda a quinta-feira.
O núcleo Dom Pedro oferece duas turmas em dias específicos da semana, proporcionando flexibilidade aos participantes. Nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h30, são realizadas aulas de basquete 5×5. Já nas terças e quintas-feiras, das 14h às 15h30, as atividades concentram-se em partidas de basquete 3×3.
Núcleo Dom Pedro
O ginásio, que passou por revitalização em maio deste ano, busca oferecer uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento da modalidade, destacando a parceria efetiva entre a FME e a Federação de Basketball do Amazonas (Febam). Bruno Parente, coordenador do núcleo, ressalta a importância das melhorias estruturais e destaca os resultados positivos, como atletas se destacando em competições regionais e nacionais.
“A praça do Dom Pedro foi revitalizada, e o ginásio recebeu melhorias estruturais. Daqui, ano passado, saiu um atleta que foi jogar o campeonato brasileiro sub-18. Neste ano, nós tivemos três atletas que estão na seleção amazonense sub-16, que foi campeão regional, e a grande maioria dos atletas participa das competições da federação por clubes”, destaca Parente.
Além das aulas de basquete, o núcleo Dom Pedro também oferece diariamente atividades de ginástica comunitária e programas voltados ao público da terceira idade. Os interessados em participar devem comparecer ao local com documento de identificação e declaração escolar para efetuar a inscrição na atividade desejada.
Relato da Casa do Basquete
Josué Hernández, aluno venezuelano de 15 anos da “Casa do Basquete”, compartilha sua satisfação ao participar dos treinos e expressa seu desejo de se tornar um atleta profissional. “Aqui é muito bom, muito divertido. O professor Bruno me ensinou muito. Estou me preparando para me tornar um jogador profissional um dia. Meus colegas são legais”, destaca Josué
Leia mais:
“Pedalando com a Melhor Idade” ensina idosos a andar de bicicleta em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook