A Prefeitura de Manaus inicia, nesta quinta-feira (11/12), a etapa de Consulta Pública para a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A transmissão será realizada ao vivo pelos perfis oficiais do município no Facebook e YouTube, a partir das 10h. As contribuições da população poderão ser enviadas pelo site https://planodesaneamento.manaus.am.gov.br/consulta-publica/ até 9 de fevereiro de 2026.
A iniciativa faz parte do processo de revisão do PMSB e busca ampliar a participação social, permitindo que moradores enviem sugestões, críticas e observações sobre o planejamento do saneamento básico para as próximas duas décadas.

O documento está sendo desenvolvido com apoio técnico da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Para o controlador-geral do município, Alessandro Moreira, o plano representa um avanço na gestão. “Será uma grande ferramenta orientativa da evolução do saneamento na cidade de Manaus nos próximos anos”, destacou.
Moreira ressalta que esta é a primeira vez que Manaus contará com um plano unificado envolvendo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem. Ele também reforça a abrangência técnica da elaboração do PMSB, conduzida por profissionais locais, nacionais e internacionais.
“Esse plano foi elaborado com a participação de especialistas locais daqui de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de especialistas nacionais de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e com experiência de fora do Brasil, notadamente de Portugal com a participação da Lipor, que é um consórcio de gestão de resíduos sólidos da região de Porto”, explicou.
O controlador-geral reforça a importância da participação popular durante a consulta. “As nossas expectativas são muito grandes em relação à participação da sociedade e contamos com a colaboração e a participação de todos para elaborarmos esse plano fundamental para a cidade”, concluiu.
Leia mais:
Saneamento em palafitas de Manaus vira referência e é apresentado na COP30
Governo pede empréstimo de R$ 1,5 bilhão para obras, habitação e saneamento
Inovação tecnológica transforma o saneamento em Manaus e impacta áreas vulneráveis
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

