A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta de alto volume de chuvas para a capital amazonense neste domingo (12/03). O fenômeno atinge a capital desde a madrugada e já causou uma série de ocorrências como alagamentos e deslizamentos em todas as zonas da cidade. Até a tarde deste domingo, ainda não havia informações sobre vítimas.
A população manauara acordou com chuva forte no telhado e o alerta da Defesa Civil sendo espalhado pelas redes sociais. A previsão era de precipitação superior a 100mm ao longo do domingo. Segundo o órgão, este é um valor significativo para a capital.
Relatos de populares já contabilizam centenas de ruas alagadas pela cidade e prejuízos materiais, com carros submersos e casas invadidas pela força das chuvas.
No alerta emitido pela Defesa Civil, os contatos divulgados para emergência são o 193 e 199, em casos de deslizamentos, desabamentos e risco de vida.
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que registrou mais de 40 ocorrências até às 12h deste domingo, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) devido à forte chuva.
As ocorrências, segundo o Poder Municipal, são atendidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), e a de maior atenção, segundo a prefeitura, é o desmoronamento de barranco na comunidade Monte Cristo, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, que fechou o acesso às ruas e atingiu dezenas de residências. Uma força-tarefa com as secretarias de Defesa, Assistência Social, Limpeza Pública, Infraestrutura e Administração foi montada para que a situação fosse resolvida o mais breve possível.
No último sábado, nove famílias foram retiradas de suas residências e cadastradas pela Defesa Civil de Manaus para o programa Auxílio Aluguel. Com as fortes chuvas deste domingo, que já ultrapassam a cota de 80 milímetros, mais 12 famílias foram inseridas no Aluguel Social, perfazendo um total de 34 famílias em atendimento pela prefeitura desde o início do monitoramento na área, em 20 de fevereiro.
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) esteve também no apoio da ação no bairro Monte das Oliveiras, onde, recentemente, o igarapé recebeu limpeza por parte da equipe da secretaria.
O titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra, está, desde o início das operações da prefeitura, acompanhando os atendimentos nas comunidades mais afetadas pelas chuvas, para dar o suporte necessário e encaminhar os procedimentos para suprir as necessidades das famílias atingidas.
Leia mais:
Manaus já ultrapassa em 5% o volume de chuvas para Fevereiro
Amazonas tem alerta laranja de perigo de chuvas intensas até o sábado