O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar, por tempo determinado, 9.580 profissionais para atender às demandas de suas pesquisas estatísticas em todo o Brasil. A autorização foi publicada nesta terça-feira (12), na Portaria Conjunta nº 58/2025, assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
Vagas disponíveis
Do total, 8.480 vagas serão para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de informações. Outras 1.100 vagas serão destinadas a supervisor de coleta e qualidade, função que acompanha e supervisiona o trabalho de campo.
Seleção simplificada no IBGE
As contratações serão feitas por processo seletivo simplificado, mais rápido que um concurso público. As etapas poderão incluir análise de currículo, análise de títulos e, em alguns casos, entrevistas.
Prazo e remuneração
Os contratos terão duração inicial de 1 ano, com possibilidade de prorrogação por até 3 anos. O edital de abertura será publicado em até seis meses. Os salários ainda serão definidos pelo IBGE, de acordo com o orçamento disponível.
Leia mais:
Amazonas é o 3º estado com mais evangélicos
Desemprego está no menor nível já registrado em 14 estados, diz IBGE
Amazonas tem um dos menores rendimentos domiciliares do Norte, aponta IBGE
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

