Nova fase da Operação Overclean, autorizada pelo STF, apura desvios de emendas parlamentares e cumpriu mandados na Bahia e no Distrito Federal nesta terça-feira
A PF investiga deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT) por suposto envolvimento direto em um esquema de desvio de recursos públicos. A ação faz parte da nova fase da Operação Overclean, deflagrada na manhã desta terça-feira (13/01). A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal e visa desarticular uma estrutura voltada ao direcionamento irregular de emendas parlamentares.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
De acordo com as investigações, o parlamentar teria atuado de forma organizada para manipular a destinação de verbas. Para operacionalizar o esquema, a apuração aponta que o deputado utilizava seu então secretário parlamentar, Marcelo Chaves, como principal intermediário. Chaves, que já foi alvo da quarta fase da mesma operação, seria o responsável direto pelas negociações com municípios da Bahia, além de realizar a cobrança de valores ilícitos de prefeitos beneficiados pelos repasses.
Félix Mendonça Jr: Detalhes sobre a investigação da PF
Os investigadores detalham que os pagamentos ilegais eram realizados por meio de repasses disfarçados, uma manobra utilizada para ocultar a origem real do dinheiro. Em contrapartida aos valores desviados, ao menos três municípios baianos teriam sido contemplados com emendas parlamentares direcionadas de maneira irregular. O inquérito sugere que Félix Mendonça Jr. teria recebido vantagens indevidas tanto de forma direta quanto indireta.
A operação foi autorizada pelo ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial determinou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em endereços localizados na Bahia e no Distrito Federal.
Além das buscas, o ministro determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas à investigação. Segundo a Polícia Federal, essa medida tem como objetivo impedir a continuidade da movimentação de recursos de origem criminosa e garantir a preservação do patrimônio para um eventual ressarcimento aos cofres públicos.
Leia mais:
PF faz operação contra desvio de cotas parlamentares e mira deputados do PL
Bancada do AM se divide em votação do PL da Dosimetria que reduz penas do 8 de Janeiro
PL da Dosimetria vai à CCJ do Senado sob relatoria de Espiridião Amin
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

