O pagamento de tributos com criptomoedas está em fases de testes com a startup Bifty
O serviço de pagamentos por meio das criptomoedas para correntistas do Banco do Brasil, está disponível apenas para quem tem criptoativos custodiados na Bifty. A empresa, considerada uma startup (empresa inovadora) é especializada em blockchain (tipo de banco de dados criptografado).
A Bifty que recebeu investimentos de fundos do Programa de Corporate Venture Capital do Banco do Brasil, programa que investe recursos em empresas iniciantes, passará a atuar como parceira do BB.
Serão oferecidos serviços que permitem aos parceiros (instituições financeiras, fintechs, entre outros) efetuar o pagamento de guias de tributos, taxas e obrigações por meio de convênios firmados pelo BB com a União, governos locais e concessionárias de serviços públicos.
Vale lembrar que os testes estão disponíveis com exclusividade a usuários do aplicativo Bifty. A nova opção pagamento, funcionará de modo semelhante ao pagamento de um boleto com código de barras. Basta o cliente escolher as criptomoedas com as quais deseja pagar o imposto, capturar o código de barras ou digitar a sequência de números. Todas as informações do tributo aparecerão para serem validadas, previamente à confirmação do pagamento.
Com a aplicação dessa nova tecnologia, a opção de operação é convertida em reais e liquidada instantaneamente. O Banco do Brasil garante que a experiência é totalmente segura tanto para o usuário, quanto para o órgão público.
Quem tiver interesse em testar e se enquadra nas características descritas, não precisa solicitar nenhum tipo de alteração na forma de receber os tributos. O aplicativo Bifty pode ser baixado no link https://bitfy.app/.