2024 se iniciou – a propósito, o seu primeiro mês passou “voando”, como dizem por aí– e, neste período, é comum estabelecermos metas a sempre cumpridas durante o decorrer do novo ano. Contudo, no decorrer dessa atividade de se elaborar (ainda que mentalmente) a lista dos seus planos e desejos para 2024, não se pode esquecer que é essencial equilibrar grandes ambições para a vida com pequenas realizações diárias.
Cuidar mais de si, se alimentar melhor, praticar exercícios físicos, trabalhar sem se queixar à toa, ser mais gentil, passar mais tempo de qualidade com seus filhos, visitar mais os seus pais, ouvir mais músicas boas, falar de forma mais calma, ouvir com paciência, gastar mais tempo rindo: Você inclui metas “pequenas” mas ao mesmo tempo gigantes em sua lista de objetivos a cumprir?
Ao estabelecermos nossas metas para este ano, devemos lembrar da importância de definir não só grandes objetivos a serem cumpridos, mas pequenos hábitos a serem implementados no dia-a-dia. A lista de metas a cumprir não precisa necessariamente ser inteira de “coisas grandes” a se realizar. Afinal, a busca por objetivos inatingíveis pode desencadear sintomas de “burnout”, depressão e ansiedade, prejudicando a saúde mental e a nossa motivação enquanto não se concretizam. Em vez disso, optemos também por metas diárias e alcançáveis, reconhecendo que a jornada é tão valiosa quanto o destino e que também é válido celebrar pequenos sucessos ao longo do caminho.
Que a gente saiba abraçar esse ano com entusiasmo, mas igualmente definir nossos objetivos com um olhar atento ao impacto que isso pode ter em nosso bem estar diário. Que a gente defina as nossas metas sem esquecer das atitudes a serem tomadas em nosso próprio dia a dia. Sejamos compassivos conosco mesmos, entendendo que a busca por metas não deve ser um fardo, mas sim uma jornada que contribui para nosso crescimento pessoal.
Boa sorte com suas metas e que 2024 seja um ano repleto de conquistas diárias e realizações equilibradas!