O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) pela terceira vez. Após uma mudança no regimento interno da Casa e na Constituição Estadual, Cidade foi reconduzido ao cargo que só terminaria no final de 2024. A votação aconteceu nesta quarta-feira (12/4).
Em uma sessão relâmpago de 10 minutos, o deputado Carlinhos Bessa (PV) lê a única chapa inscrita para a Mesa Diretora. Ela recebeu 23 votos e vai comandar a casa no biênio 2025/2026, o que conduz o deputado ao cargo até o ano de 2027.
A chapa encabeçada por Cidade para dirigir a ALE-AM é composta pelos deputados: Adjuto Afonso (UB) como primeiro vice-presidente; Abdala Fraxe (Avante), na segunda vice-presidência; Joana Darc (UB) na terceira vice-presidência; Alessandra Campêlo, secretária-geral; Delegado Péricles (PL), primeiro-secretário,; Cabo Maciel (PL) foi escolhido como segundo secretário; terceiro secretário é o deputado João Luiz (Republicanos), Sinésio Campos (PT) foi eleito corregedor e Felipe Souza (Patriota) como ouvidor.
A votação que reconduz Roberto Cidade para mais um mandato ocorreria apenas no final do próximo ano (2024). Seguindo o Regimento Interno e a Constituição Estadual, a eleição não poderia ser antecipada e nem um presidente ser reeleito dentro da mesma legislatura.
No entanto, ainda nesta terça-feira, parlamentares mudaram as regras para iniciar a votação da chapa única de Roberto Cidade. O deputado estadual Rozenha votou sim, mas foi um dos que demonstrou insatisfação com a rapidez do processo.
“Senhor presidente, eu votarei sim, mas eu queria deixar claro que eu não gostei do rito que foi importo, sobretudo aos 10 novos deputados. A gente ficou absolutamente fora do processo. Eu concordo com a recondução do deputado Roberto Cidade, mas eu acho, inclusive, desnecessário o que aconteceu hoje”, afirmou durante a sessão.
A emenda constitucional 002/2023 de autoria coletiva muda a redação do inciso 4° do artigo 29° da Constituição do Amazonas. Já o Projeto de Resolução Legislativa 33/2023 mexe nos artigos 7° e 8° do regimento interno da Assembleia.
A eleição que resultou a recondução do deputado estadual Roberto Cidade (UB) para o atual comando da ALE-AM ocorreu no dia 2 fevereiro deste ano.
Leia mais:
Saulo Vianna e Fausto Jr. apoiam reeleição de Roberto Cidade na Aleam
Cidade ganha apoio de Wilson para presidência da Assembleia
Balanço: 42 novas leis são sancionadas no AM em 2023