Pesquisa divulgada nesta terça-feira (12/06) pelo Instituto Paraná aponta o Governador do Amazonas, Wilson Lima, em 9º lugar na lista de governadores com maior aprovação nas dez maiores capitais do Brasil.
Com uma taxa de aprovação de 53%, Lima demonstra um nível moderado de apoio popular. Entretanto, a pesquisa revelou que Wilson Lima possui o segundo maior índice de desaprovação entre os governadores analisados, com 41,5% dos entrevistados expressando descontentamento com seu governo.
Um total de 4,9% dos participantes não opinaram sobre a gestão atual de Wilson. Os dados foram coletados entre os dias 4 e 8 de maio de 2023.
O único governador com uma taxa de desaprovação mais alta do que Wilson Lima nas dez maiores capitais do país é Cláudio Castro (PL), eleito para o governo do Rio de Janeiro em 2022. Castro registrou uma aprovação de 43,1% e uma desaprovação de 45%.
Por outro lado, na lista dos governadores mais bem avaliados, destaca-se Ratinho Júnior, atual governador do Paraná em seu segundo mandato. Filho do apresentador de TV Ratinho, Júnior possui uma aprovação de 70% e uma desaprovação de 26,4% na capital paranaense, Curitiba.

Wilson Lima assumiu o cargo de governador do Amazonas em 2018 e foi reeleito para um segundo mandato em 2022. Durante sua campanha, Wilson venceu em segundo turno dois dos nomes mais conhecidos da história da política local: Amazonino Mendes em 2018 e Eduardo Braga em 2022.
Projetos
Dentre os projetos apresentados pelo governador Wilson Lima durante seu mandato, destacam-se iniciativas como o “Asfalta Manaus” , que visa o asfaltamento de ruas de Manaus, e o “Passe Livre Estudantil”, que garante a gratuidade na tarifa de ônibus para mais de 180 mil estudantes de baixa renda em Manaus. Ambos os projetos foram idealizados em parceria com o prefeito de Manaus, David Almeida.
Outros projetos notáveis do governo Wilson Lima incluem o “Amazonas Meu Lar”, que tem como objetivo fornecer 22 mil moradias para cidadãos de baixa renda no estado; o “Bolsa Esporte”, que oferece patrocínio governamental a jovens atletas, com valores que variam de 400 a 3.000 reais; E o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins, que busca soluções ambientais para saneamento básico, infraestrutura e habitação em áreas alagadas da cidade, beneficiando cerca de 80 mil moradores.
Leia mais:
Governo do AM prorroga inscrições para o Bolsa Esporte Estadual
Após um ano, Asfalta Manaus alcança 20% da meta do programa
Três desembargadores rejeitam recurso de Braga contra Wilson Lima