O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que na madrugada desta terça-feira (14) um incêndio no reator da Subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), causou o desligamento da subestação e a interrupção da ligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
O fenômeno causou, por consequência, o desligamento de parte do fornecimento de energia das regiões Norte e Nordeste.
4 subsistemas afetados
De acordo com o ONS, foram interrompidos cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga nos 4 subsistemas do Brasil, em uma falta de luz que afetou parcialmente pelo menos 10 estados.
Ainda de acordo com o comunicado, na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.
Problema foi resolvido em 1 hora
Uma vez constatado o problema, a ONS iniciou uma ação conjunta com agentes da Região Sul e o fornecimento de energia foi reestabelecido após aproximadamente uma hora e meia. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), todas as regiões que foram afetadas pelo apagão já tiveram a sua situação normalizada.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência.”
Governo se reunirá para discutir incêndio
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, o ministro Alexandre Silveira, do MME, afirmou que representantes do órgão e do ONS se reunirão na manhã desta terça-feira (14) para discutir a situação e apurar o que exatamente causou o incêndio na Subestação da Bateias e por que isto causou o desligamento parcial de todas as regiões.
“Agora, às 11h, é natural que a gente tenha dados mais apurados para poder passar para a imprensa. Mas o fundamental e importante foi o restabelecimento rápido do sistema e também – tão importante quanto – é que a gente agora, apurando o que causou o início do processo de apagão, possa evitar novos episódios.”
Ainda de acordo com o ministro, o fenômeno não se tratou de uma falta de energia, e sim de uma falha no fornecimento. De acordo com o MME, o Brasil tem energia de sobra para ser fornecida a todo o país:
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia.”
Leia mais:
Novo aplicativo MEC Enem oferece simulados e correção de redação com inteligência
Falha nacional causa apagão em Manaus e deixa mais 7 estados no escuro
Pix Automático começa a valer: saiba como funciona
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

