A partir desta quarta-feira (15), agentes da Polícia Federal (PF) e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão conduzindo os últimos testes de segurança na urna eletrônica antes das eleições municipais deste ano, programadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.
Até a sexta-feira (17), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes estão realizando uma série de testes de confirmação para verificar se falhas identificadas no ano passado foram corrigidas.
Teste Público de Segurança
O Teste Público de Segurança (TPS) é uma etapa importante de cada ciclo eleitoral. Em anos não eleitorais, um edital é aberto para que qualquer interessado possa examinar os códigos-fonte e realizar ataques com o objetivo de encontrar vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação.
Para que as urnas fossem aprovadas para as eleições municipais de 2024, o TPS ocorreu entre 27 de novembro e 2 de dezembro do ano passado, quando 33 investigadores executaram 35 planos de ataques contra as urnas, após terem acesso ao código-fonte de todos os sistemas de votação.
Nos testes de 2023, uma comissão avaliadora selecionou cinco inconsistências identificadas para serem trabalhadas pelo TSE novamente no teste que está em andamento.
Resultados
De acordo com o relatório do TPS, os ataques realizados no ano passado não conseguiram comprometer a integridade ou o sigilo do voto, mas identificaram possíveis falhas, como na inicialização da urna e no procedimento de carga dos dados dos candidatos e eleitores.
As urnas foram então devolvidas ao TSE, onde especialistas do Governo Federal passaram a trabalhar para resolver as inconsistências e evitar as falhas identificadas nos testes de 2023. Passados 5 meses, os testes que acontecem nesta semana avaliam se os problemas foram solucionados.
Teste de confirmação das urnas
Sete pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), além das equipes da PF e da UFMS, estão participando dos testes de confirmação, fornecendo suporte técnico durante a execução dos planos de reteste.
Durante o teste de confirmação, serão avaliados os seguintes aspectos das urnas de modelo 2022 e 2020:
- Gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica;
- Software de carga;
- Software de votação;
- Sistema de apuração;
- Kit JE-connect.
Todos os testes das urnas, incluindo o TPS e os testes de confirmação, são transmitidos ao vivo pela Justiça Eleitoral e visíveis a qualquer cidadão que deseje acompanhar o processo de teste dos dispositivos. As transmissões estão disponíveis no canal de Youtube oficial do TSE.
Leia mais:
Veja as medidas de enfrentamento à estiagem no AM em 2024
Conheça Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras
Governo do AM abre 22 novos pontos de doações para vítimas do RS
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook