A história do Carnaval manauara se entrelaça com o surgimento da lendária Boneca Kamélia que, há mais de oito décadas, traz consigo a alegria que marca oficialmente a abertura do Carnaval na capital amazonense.
A boneca surgiu no ano de 1938, quando o dirigente do Olímpico Clube na época, Cândido Jeremias Cumaru, o Candu, trouxe a Kamélia da Bahia para o Bar Avenida, marcando o nascimento de uma tradição no Carnaval manauara. Naquele ano, o tamanho da boneca era de apenas 75 cm, e ela apareceu desfilando pelas ruas da cidade pendurada no galho de uma ingazeira.


Já no ano de 1939, a boneca, inspirada na famosa e clássica marchinha “Jardineira”, composta por Benedito Lacerda, fez sua morada no Olímpico Clube, com direito à aparição pública em novas dimensões, medindo mais de 1,5 metros na época. Desde então, a Boneca Kamélia cresceu não apenas em tamanho, medindo agora cerca de 3 metros, mas também nos festejos de salão em Manaus.
Boneca Kamélia e as chaves da cidade
A tradição de iniciar as festividades carnavalescas com a chegada da Boneca Kamélia teve início em 1955, impulsionada pelo então prefeito Walter Rayol. Foi somente em 1958 que a boneca foi agraciada, pela primeira vez, com as chaves em uma cerimônia conduzida pelo ex-prefeito Gilberto Mestrinho.

A tradição de chegada da Boneca Kamélia é regulamentada pela Lei n.º 1722/13, de autoria do então vereador Arlindo Júnior, e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas desde 2015 e é celebrada como parte integrante da história cultural de Manaus.
Carnaval 2024
Este ano, Kamélia desembarcou em Manaus no dia 6 de janeiro no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde recebeu a “chave da cidade”, dando início oficial às festividades carnavalescas na cidade. A boneca, com cerca de 3 metros, seguiu em carreata até o Olímpico Clube, localizado no bairro Presidente Vargas, zona Sul, onde aconteceu o “Baile de Chegada”.

Leia mais:
Ingressos para o Carnaval de Manaus 2024 entre R$ 550 e R$ 4400
Carnaval na Floresta gerou mais de 20 mil postos de trabalho
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook