Prefeitura doou kits de utensílios domésticos a famílias que serão transferidas
Após o deslizamento de terra que deixou oito vítimas na noite de domingo (12/03), no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, 70 famílias que perderam seus pertences e moradias já estão sendo realocadas após passarem a semana em um alojamento improvisado. Deste total, 47 já foram transferidos para outras soluções de moradia, segundo a Prefeitura.
O número atualizado foi repassado nesta quinta-feira (16/03), durante a entrega de doações de kits com itens domésticos às famílias. Os kits contêm jogos de toalha, jogos de cama, botijas de gás, liquidificadores, panelas de pressão, jogos de panela, fogões de 4 bocas, geladeiras e ventiladores de pé, e foram conseguidos por meio de parceiros da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Das 70 famílias abrigadas em um alojamento improvisado na Escola Municipal Helena Walcott, na avenida Itaúba, 54 serão instaladas em um condomínio residencial até esta sexta-feira (17/03), sob responsabilidade da Prefeitura de Manaus. As outras 16, arranjaram moradia própria. Segundo o prefeito David Almeida, todas elas receberão Auxílio Aluguel de R$ 600, por 18 meses.
“Nós fechamos com um condomínio, então as famílias já estão morando lá, e agora elas vão levar esses utensílios, esses eletrodomésticos para poder melhorar sua moradia. Além disso, nós já demos também colchões, cestas básicas, kit limpeza, e vamos trabalhar também, para conseguir emprego para essas pessoas”, afirmou o prefeito, ao afirmar que deve alocar desempregados em obras e serviços da Prefeitura.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, na última quarta-feira (15/03), e deve finalizar nesta sexta. As aulas na Escola Municipal retornarão na segunda-feira, segundo o Prefeito.
A mudança das famílias acontece em uma ação conjunta entre secretarias municipais, estaduais, agências da ONU e outras iniciativas privadas, ofertando atendimento psicológico e de assistência social às famílias afetadas.
Leia Mais:
Lula garante recursos federais para obras de infraestrutura em Manaus
28 casas em situação de risco são interditadas, no Jorge Teixeira
Prefeitura inicia mudança de famílias desalojadas