Programa, que teve início no primeiro governo de Lula, já recondicionou cerca 30 mil equipamentos eletrônicos
De janeiro a maio deste ano, o Amazonas contribuiu com 2,5 toneladas de equipamentos e itens eletrônicos que iriam para descarte, mas foram doados ao programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações.
O programa, que teve início no primeiro governo do presidente Lula da Silva (PT), já recondicionou cerca 30 mil equipamentos, que foram doados a pontos de inclusão digital espalhados em 695 municípios.
São 20 centros de recondicionamento de computadores presentes em 14 estados brasileiros.
Ao todo, o governo federal recebeu, no mesmo período, 9,5 toneladas de itens eletrônicos da região Norte do país.
O Amapá foi o estado que mais teve itens que foram recondicionados ou tiveram uma destinação adequada, totalizando 3,2 toneladas de eletrônicos.
Tocantins coletou mais de 2,7 toneladas de eletrônicos; no Pará foram 779 quilos; e no Acre foram 303,6 quilos.
O Nordeste foi a região que mais arrecadou, sendo 114,1 toneladas no total. Em seguida estão Sudeste, com 62,1 toneladas; Centro-Oeste, com 48,6 toneladas; Sul, com 10,9 toneladas; e Norte, com 9,5 toneladas.
“Todo este esforço que realizamos por meio do programa Computadores para Inclusão reforça o comprometimento e a posição do governo federal contra o descarte de lixo em locais inadequados e o fomento à educação e conscientização da população para com o desenvolvimento sustentável, contribuindo com a preservação do meio ambiente”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
De acordo com a pasta, além do impacto ambiental ligado ao descarte dos resíduos, a iniciativa possibilita a formação de jovens por meio de oficinas, cursos de manutenção e operação de computadores e beneficia entidades que promovem a inclusão digital de famílias em vulnerabilidade social.
Leia mais:
Lixões a céu aberto ainda ameaçam maioria dos municípios do Amazonas
Dia da reciclagem: Projetos em Manaus aliam renda e sustentabilidade
Água Branca: o respirar do último igarapé urbano limpo de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook