Pesquisa mostra que 6 em cada 10 trabalhadores brasileiros usam medicamentos para lidar com pressões no ambiente profissional
O ambiente de trabalho brasileiro está cada vez mais medicado. Em 2025, o uso de medicamentos para lidar com estresse, ansiedade e burnout cresceu de forma alarmante entre trabalhadores, de acordo com pesquisa realizada pela The School of Life em parceria com a Robert Half.
Segundo o levantamento, 52% dos líderes e 59% dos liderados declararam utilizar esse tipo de medicamento. Em 2024, os índices eram bem menores: apenas 18% e 21%, respectivamente.
Tabu entre gestores
Apesar do crescimento expressivo, o tema ainda é cercado de silêncio dentro das empresas. Quase 3 em cada 4 gestores afirmaram que preferem não revelar às suas equipes que fazem uso de medicamentos. Entre funcionários de nível mais baixo, o índice cai para 33%.
A contradição é evidente: 56% dos líderes dizem que suas empresas incentivam práticas de acolhimento emocional, mas evitam expor suas próprias fragilidades.
Cenário nacional em saúde mental
O fenômeno acompanha uma tendência nacional. Entre 2013 e 2023, os atendimentos de saúde mental na rede pública dobraram, passando de 13 milhões para 26 milhões. Nesse mesmo período, o uso de antipsicóticos cresceu mais de 50%. Esses medicamentos são indicados para o tratamento de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia.
Brasil em comparação ao mundo
Apesar da escalada, o Brasil apresenta um índice menor de estresse em comparação à média global. Apenas 40% dos funcionários brasileiros declararam sofrer com estresse, abaixo do patamar mundial.
*Com informações do The News
Leia mais:
Telessaúde no Amazonas amplia para 17 especialidades
Relatório da SES-AM aponta avanços da Telessaúde e queda da mortalidade
Programa Prato Cheio inicia ciclo de palestras sobre saúde mental
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

