quarta-feira, maio 29, 2024
25.3 C
Manaus
InícioCurtinhasCom direito a elogios, Wilson Lima e David Almeida reaparecem juntos

Com direito a elogios, Wilson Lima e David Almeida reaparecem juntos

Publicado em

Publicidade

Em evento de assinatura do termo de cooperação para execução de obras de água e esgotamento sanitário do Prosamin+, nesta terça-feira (16), Wilson Lima (UB) e David Almeida (Avante) fizeram a primeira aparição pública juntos desde março.

Em seu discurso, o prefeito de Manaus teceu diversos elogios ao governador Wilson Lima: “O senhor, com seu desprendimento, com seu olhar de estadista, olha para a cidade de Manaus, investe na cidade de Manaus, diga-se de passagem. Eu não me canso de agradecer, eu não me canso de registrar.”

Por sua vez, o governador agradeceu pelas palavras de David Almeida e reiterou seu apoio à atual Prefeitura: “Eu estou vindo aqui, David, para reforçar o compromisso que eu tenho com o povo de Manaus, compromisso que eu tenho com você, com o vice-prefeito Marcos Rotta, o seu grupo, que tem trabalhado muito. […] O céu é o limite, meu irmão!”

O ‘reencontro’ do Governador do Amazonas com o Prefeito de Manaus veio após uma série de boatos e teorias levantados acerca do distanciamento político dos dois governantes, que tinham uma aliança declarada desde 2020.

A dupla chegou a lançar diversos projetos em parceria antes do ‘afastamento’, como o Asfalta Manaus e o Passe Livre Estudantil, sempre tecendo elogios um ao outro e demonstrando completo apoio às suas respectivas gestões. Além disso, a escolha do candidato a vice-governador do estado foi do próprio David Almeida, que indicou o ex-secretário da Prefeitura Tadeu de Souza para o cargo. A sugestão foi acatada por Wilson Lima, que ainda mantém uma boa relação com o vice-governador.

Desentendimentos e aproximação com Amom

Anteriormente atribuída a uma discrepância de agendas, a falta de aparições dos dois governantes juntos rapidamente fez com que rumores surgissem após a visível aproximação de Wilson Lima com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), crítico da atual Prefeitura de Manaus e cotado como o principal rival político do prefeito David Almeida nas eleições municipais de 2024.

No dia 17 de abril, Amom esteve ao lado de Wilson Lima e do presidente da Aleam, o deputado estadual Roberto Cidade (UB) em uma visita à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). O deputado federal havia recebido um convite do próprio governador para participar do evento de entrega de um aparelho de endoscopia à fundação.

No encontro, Mandel e Lima trocaram elogios, que não passaram despercebidos pelos aliados de David Almeida. Dois dias depois, em 19 de abril, o irmão do prefeito de Manaus, o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) assumiu uma postura incomum: com críticas duras ao Governo do Amazonas, acusou o governador de “abandonar o interior do estado” ao expor a situação do asfaltamento de ruas no município de Beruri, a 263km da capital.

Na ocasião, o irmão do Prefeito foi rebatido pela deputada Alessandra Campêlo (PSC), que apontou que as ruas de Manaus estavam “tão abandonadas quanto as de Beruri”. O momento foi tenso para aliados dos dois governantes, que até então sempre atuavam em conjunto.

No mesmo dia, David Almeida disse em almoço com os parlamentares da Aleam que sua relação com Wilson Lima estava ‘100% alinhada’, e que todos deveriam trabalhar somente pelo desenvolvimento do Amazonas.

Nova aliança?

Stefan Scholz
Amom Mandel e Wilson Lima posam para foto oficial com o embaixador da Áustria, Stefan Scholz. FOTO: Diego Peres/Secom

Mesmo após desentendimentos entre aliados e a tração adquirida pelos rumores de afastamento do governador com o prefeito de Manaus, Wilson Lima continuou fazendo aparições públicas e sinalizando uma possível aliança com o deputado Amom Mandel. No dia 26 de abril, Amom foi convidado para um encontro com o embaixador da Áustria no Brasil, o diplomata Stefan Scholz.

Já no dia 2 de maio, os dois voltaram a aparecer juntos em Viena, na Áustria, em pesquisa sobre o saneamento básico da região e estratégias a serem utilizadas no estado do Amazonas. Amom foi o único parlamentar federal convidado para a comitiva do governador.

Quando perguntados sobre a aproximação repentina, o governador evitou se posicionar fortemente, enquanto o deputado federal garantiu que “é apenas trabalho normal do mandato” dos dois. Vale lembrar que Amom Mandel sempre foi apoiador ferrenho do ex-governador Amazonino Mendes, chegando a participar de diversos comícios e outros eventos de campanha com o então candidato ao governo do Amazonas em 2022 pelo mesmo partido, o Cidadania.

Após o falecimento de Amazonino Mendes em fevereiro de 2023, Amom tem buscado apoio a sua candidatura não-oficial à Prefeitura de Manaus em outros locais, o que pode ter viabilizado a aproximação com o governador. No entanto, a informação não foi confirmada por nenhum dos dois, e nem por seus aliados.

Eleição municipal 2024

A pesquisa mais recente de intenção de voto para a Prefeitura de Manaus em 2024, realizada pelo Paraná Pesquisas, apontou o atual prefeito David Almeida com 32% das intenções de voto, seguido por Amom Mandel, com 21,3%. Em terceiro lugar, aparece o ex-candidato ao Senado e aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Coronel Menezes (PL), com 14,2% da intenção de votos.

O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 7 de maio em todas as zonas da cidade de Manaus, e outros levantamentos devem ser feitos nos próximos meses.

Leia mais:
Governo e Prefeitura anunciam investimento de R$100 mi em obras de saneamento
Prefeitura cria novas linhas de ônibus em Manaus

Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar mais de 215 mil pessoas, em Manaus

Últimas Notícias

Prefeitura convoca quatro profissionais aprovados em concurso

Visando suprir as necessidades permanentes de serviço e assegurar a prestação da assistência básica...

Prontos-socorros de Manaus funcionarão normalmente durante o feriado

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) anunciou que as 25 unidades...

Entenda por que Lula retirou o embaixador brasileiro de Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu o embaixador Frederico Meyer de Israel...

MPF dá 15 dias para Starlink explicar antenas em áreas de garimpo no AM

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) e publicado nesta terça-feira...

Mais como este

Prefeitura convoca quatro profissionais aprovados em concurso

Visando suprir as necessidades permanentes de serviço e assegurar a prestação da assistência básica...

Prontos-socorros de Manaus funcionarão normalmente durante o feriado

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) anunciou que as 25 unidades...

Entenda por que Lula retirou o embaixador brasileiro de Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu o embaixador Frederico Meyer de Israel...