Com o objetivo de ampliar o número de trabalhadores habilitados a receber o repasse financeiro das safras 2025/2026, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) está promovendo uma ação itinerante para facilitar o credenciamento de juticultores e malveiros no edital da Subvenção Econômica da Juta e Malva. O prazo para participação segue até a próxima terça-feira, 22 de julho.
A ação, que tem foco nos municípios do interior do estado, está sendo realizada por equipes técnicas da ADS que, ao longo da semana, visitaram as cidades de Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Codajás, Iranduba, Manaquiri e Parintins. Nos dias 21 e 22, a iniciativa segue em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, orientando juticultores e malveiros quanto aos documentos necessários para participar do edital, que credencia para o repasse financeiro das safras 2025/2026.
De acordo com a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, a proposta é garantir agilidade na entrega dos documentos e ampliar o alcance da política pública. “Estamos mobilizando nossas equipes para assegurar que todos os produtores tenham acesso às informações e consigam se habilitar no edital. Nosso objetivo é incluir o maior número possível de trabalhadores e garantir o benefício previsto”, destacou.
Incentivo à cadeia produtiva da Juta e Malva
O edital prevê o pagamento de R$ 0,60 por quilo das fibras de juta e malva comercializadas, como forma de incentivo à cadeia produtiva e valorização da agricultura tradicional no interior do estado.
Envio de Documentos
Este ano, os juticultores podem enviar os documentos necessários para o credenciamento para o e-mail: [email protected], ou entregar de forma presencial na sede da ADS, localizada na avenida Carlos Drumond de Andrade, nº 1460, bairro Japiim, zona sul de Manaus.
A previsão para divulgação da lista dos juticultores e malveiros credenciados será até o dia 29 de agosto. O edital completo pode ser consultado no site da ADS (www.ads.am.gov.br).
Leia mais:
Indígenas são certificados para atuar no combate a incêndios florestais no AM
Marina Silva diz que pena por incêndios criminosos deve ser endurecida
Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

