A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) tem registrado baixa adesão por parte dos idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e indígenas, em Manaus. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Segundo a pasta, a não vacinação desses grupos pode impactar no alcance da meta de cobertura vacinal, estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90% do público-alvo dos setes grupos prioritários na cidade, estimado em 567.725 mil pessoas.
Lançada dia 27 de março, a campanha de vacinação atingiu 23,41% do público-alvo. Apenas três grupos prioritários estão com a cobertura vacinal dentro do esperado, superando a meta prevista para os primeiros 20 dias da campanha, são eles: trabalhadores da saúde (21.975 mil), professores das redes pública e privada (9.735 mil) e puérperas (2.172 mil).
“As equipes de saúde estão realizando busca ativa deste público no território, em ações programadas, porém a população precisa buscar o imunizante na unidade básica de saúde para ampliarmos o número de pessoas vacinadas. Basta apresentar o documento oficial de identificação, cartão de vacina, se tiver, e um documento que comprove sua inclusão nos grupos prioritários”, orienta Isabel Hernandes, gerente de Imunização da Semsa.
Os outros quatro grupos estão com a procura muito abaixo da meta estipulada para o período. Apenas:
- 38.742 crianças de 6 meses a 5 anos foram imunizadas (63.414 eram esperadas);
- 50.428 idosos a partir de 60 anos (63.511 eram esperados);
- 2.739 indígenas aldeados e não aldeados (22.621 eram esperados);
- 7.143 gestantes (9.038 eram esperadas).
A Sema conta com 171 salas de vacina distribuídas em todas as zonas de Manaus. “Inclusive com algumas que estendem o funcionamento até as 20h e aos sábados, das 8h às 12h, então pedimos que a população procure tomar essa vacina. O serviço é disponibilizado gratuitamente por intermédio do SUS (Sistema Único de Saúde) e é dever de todos os cidadãos manter seu esquema vacinal em dia, ampliando a cobertura vacinal da cidade contra as doenças”, destaca Isabel.
Leia mais:
Força-tarefa irá vacinar 8 mil indígenas em áreas de difícil acesso
Municípios do AM recebem mais de 1 milhão de vacinas
Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda (27) em Manaus