O uso estratégico do reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta decisiva para a segurança pública no Amazonas. Nos últimos dez dias, o sistema conhecido como “Paredão” auxiliou a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na captura de 24 foragidos da Justiça em Manaus. A ação ocorre em um momento de policiamento intensificado em toda a capital.
A eficácia da tecnologia foi comprovada mais uma vez nas últimas 24 horas, período em que os equipamentos identificaram e permitiram a prisão de cinco procurados. As detenções ocorreram no Centro e na zona leste da cidade. Entre os crimes imputados aos detidos neste curto intervalo estão roubo (três casos) e tráfico de drogas (um caso).
Além destes, o sistema localizou um suspeito com mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Iranduba pelo crime de homicídio. O grupo detido nas últimas horas é composto por quatro homens e uma mulher.
Operação Natal Mais Seguro e o reconhecimento facial
A dinâmica das prisões demonstra a agilidade da integração entre tecnologia e força policial. Assim que a identificação é feita pelas câmeras do Paredão, as informações são repassadas imediatamente às equipes policiais das localidades correspondentes, que efetuam a abordagem.
Os bairros onde os foragidos foram localizados contam atualmente com reforço no patrulhamento, parte do escopo da operação “Natal Mais Seguro”, deflagrada pela Polícia Militar para garantir a tranquilidade da população neste fim de ano.
Todos os presos capturados nestas ações foram conduzidos ao 1º e ao 14º Distritos Integrados de Polícia (DIP) para a realização dos procedimentos de polícia judiciária cabíveis.
Leia mais:
Anatomia do phishing como identificar um e-mail falso e evitar golpes
Golpe da ligação muda: Polícia alerta para clonagem de voz
Golpe de terrenos em Manaus lesou 19 pessoas e polícia amplia investigação
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

