domingo, maio 19, 2024
28.3 C
Manaus
InícioAmazôniaAmazonas é um dos Maiores Produtores de Açaí da Região Norte

Amazonas é um dos Maiores Produtores de Açaí da Região Norte

Publicado em

Publicidade

Conhecido como o “superalimento amazônico”, o açaí movimenta a bioeconomia do Amazonas, colocando o estado com o segundo maior produtor da fruta na Região Norte.

Amazonas se destaca na produção de açaí

O açaí é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes e, também a renda familiar para diversos interiores do Amazonas como: Codajás, Humaitá, Lábrea e Itacoatiara.

Pote de Açai no Amazonas

A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, apontou que, em 2021, a Região Norte produziu 209,1 mil toneladas da fruta, sendo o Amazonas responsável por 45,2 mil toneladas.

O Estado ficou atrás apenas do Pará e gerou um valor de produção de cerca de R$94 milhões. Confira o ranking dos maiores produtores da estado:

  • Codajás (12 mil toneladas);
  • Humaitá (4,7 mil toneladas);
  • Lábrea (4,6 mil toneladas).

De alimento tradicional a negócio lucrativo

O açaí é rico em uma diversidade de nutrientes, que logo se popularizou devido aos seus benefícios para a saúde. Possui alto poder antioxidante e anti-inflamatório, tendo um alto valor nutricional.

Ele também se transformou em um negócio lucrativo para produtores agrícolas da Região Norte, onde é cultivado em grande escala. O crescente interesse global pelo açaí resultou em uma demanda constante por produtos derivados desse fruto, como a polpa, sorvetes, sucos e suplementos.

Contribuição econômica do açaí para a Região Norte

Hoje, o açaí é sustento para comunidades rurais e muitos agricultores, que desenvolveram a bioeconomia. Os produtores se beneficiam desta modalidade, pois ela permite gerar renda aos moradores, sem desmatar a floresta.

Açai no Amazonas
Açaí e produtores locais (Foto Ronaldo Rosa Embrapa)

A bioeconomia integra os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa aos produtos. A partir desses princípios, o  empresário e produtor de açaí, Francisco de Jesus Ferreira revende para o Brasil e exterior.

“O nosso maior mercado hoje é o Rio de Janeiro, mas a gente vende, também, para o Brasil todo. E estamos começando a vender para o exterior, Estados Unidos, Ásia, Europa. Ainda estamos engatinhando, mas já temos boas perspectivas de crescimento”, afirmou.

Para a pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas,  Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, o açaí é o produto vegetal de alta importância para o Amazonas.

“Não somente pela amplitude de sua produção, que vêm crescendo do Maranhão a Rondônia, e em especial no Amazonas, mas também nos aspectos sociais, da importância cultural e também ambiental, como no descarte dos resíduos”, ressalta.

Cultivo sustentável do açaí no Amazonas

Buscando desenvolver a produção sustentável do açaí na região, o Amazonas realiza atividades de profissionalização aos produtores rurais e extrativistas. Dentre as ações estão a apresentação de novas tecnologias, metodologia de promoção de cadeia de valor do açaí, produção, mercado e processamento da fruta em escala industrial, entre outros.

Relação entre produtor e indústria do açai

Para o engenheiro agrônomo da Sepror, Alexandre Araújo, criar o elo entre o produtor e a indústria é fundamental para o crescimento da produção.

“O médio Solimões é uma região muito produtiva na cultura do açaí, que além de Coari, abrange outros municípios com esse potencial. Criar esse elo entre o produtor e a agroindústria é fundamental para agregar valor à produção, oferecendo um produto beneficiado, de qualidade, e quem ganha com isso é o produtor rural”, ressalta.

Leia mais:
ONG diz que 22% das mortes de ativistas ocorrem na Amazônia
Conheça os 5 municípios que mais desmatam no AM
Conheça tecnologias usadas no monitoramento da biodiversidade amazônica

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Emprego no Sine: veja 423 vagas para esta segunda-feira (20)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 423 vagas de emprego...

Cetam oferece mais de 400 vagas em cursos para Parintins

O governador Wilson Lima esteve em Parintins, na última sexta-feira (17/05), para uma série...

Veja onde buscar atendimento em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A partir da próxima segunda-feira, 20/5, uma das cinco unidades móveis de saúde da...

Thiaguinho e Belo serão as atrações da Festa dos Visitantes 2024 em Parintins

Thiaguinho e Belo foram anunciados como as atrações nacionais da Festa dos Visitantes 2024,...

Mais como este

Emprego no Sine: veja 423 vagas para esta segunda-feira (20)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 423 vagas de emprego...

Cetam oferece mais de 400 vagas em cursos para Parintins

O governador Wilson Lima esteve em Parintins, na última sexta-feira (17/05), para uma série...

Veja onde buscar atendimento em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A partir da próxima segunda-feira, 20/5, uma das cinco unidades móveis de saúde da...