Analisando os dados apresentados pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), o estado do Amazonas apresenta redução de 60,67% em comparação ao mesmo período em 2022.
Ainda assim, é possível identificar alguns municípios quem mantém preocupantes taxas de desmatamento:
Apuí
Conhecido por suas belezas naturais e localização estratégica, Apuí tem se destacado também como o município com a maior taxa de desmatamento no Amazonas. A degradação ambiental é um problema gerado principalmente pela expansão da agricultura, pecuária e atividades madeireiras.
Lábrea
Também com localização privilegiada e cortado por rios, o município tornou-se um importante centro de atividades relacionadas à exploração de recursos naturais, como a madeira e a agricultura. Lábrea também é reconhecido por enfrentar desafios significativos relacionados ao desmatamento dando ao município o 2º lugar no ranking.
Novo Aripuanã
Caracterizado por suas belezas naturais e biodiversidade, o município de Novo Aripuanã, ao lado de Apuí e Lábre, enfrenta desafios relacionados ao desmatamento, especialmente devido à expansão da agricultura, pecuária e atividades madeireiras na região.
A cidade está em 3º lugar no gráfico de desmatamento no estado do Amazonas.
Canutama
Situado na região amazônica, o município não diferente dos anteriores tem rica biodiversidade e beleza natural. No entanto, se destaca na lista de maiores causadores de desmatamento no estado e precisa de atenção para deixar de subir no ranking.
Manicoré
Dono de uma vasta floresta tropical, rios e biodiversidade, Manicoré tem economia ligada principalmente à agricultura, pecuária e exploração madeireira. Como muitas áreas na Amazônia, Manicoré enfrenta desafios relacionados ao desmatamento, que pode ser causado por práticas não sustentáveis de uso da terra. Em virtude disso, Manicoré ocupa a 5ª posição.
Confira as demais cidades no estado do Amazonas, com alto índice de desmatamento:
Desmatamento na Amazônia Legal
A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão.
O Amazonas ocupa a 3ª posição no quesito desmatamento entre os Estados que compõem a Amazônia Legal. São 595,35 km de área desmatada, como mostra o gráfico abaixo:
Se quiser acompanhar os dados atualizados, basta clicar no link da SEMA e se informações sobre dados, números e levantamentos.
Leia mais:
Justiça anula licença de exploração de potássio na Amazônia
Reserva Mura impacta planos de extração de potássio em Autazes
Explicando: a disputa do potássio no Amazonas
Com informações da Sema*
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook