Neste último fim de semana, o governo do Amazonas entregou um pacote de apoio aos tricicleiros de Parintins, em preparação para o 58º Festival de Parintins. As entregas fazem parte do projeto de fortalecimento do turismo parintinense e de melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam no transporte alternativo de visitantes na Ilha Tupinambarana.
“O Estado tem tido uma preocupação de assistir aquelas pessoas que estão nos bastidores e fazem com que efetivamente o festival aconteça. São os kaçauerés e paikisés (empurradores de alegorias), as costureiras, os tricicleiros que fazem a movimentação de Parintins. Aqui estamos fazemos uma entrega importante que é a reforma desses triciclos, além de material para eles utilizarem, da mesma forma que estamos contratando catadores para que eles possam fazer a coleta dos copos de água da Cosama”, explicou o governador Wilson Lima.
Triciclos reformados e uniformes

Ao todo, 150 triciclos passaram por reforma completa, com nova pintura e instalação de toldos, e foram entregues aos membros da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e da Associação dos Tricicleiros de Parintins (ATPIN), entidades que reúnem os principais trabalhadores da categoria na cidade.
Além dos triciclos reformados, o Governo do Estado também está promovendo a padronização visual da categoria, com a distribuição de 200 kits de uniformes completos, compostos por camisa, boné e bermuda, para reforçar a identificação e a organização do serviço durante o evento.
Tradição em Parintins
O triciclo é o principal meio de transporte alternativo de Parintins e tornou-se, ao longo dos anos, parte do charme turístico da cidade. A Lei Ordinária nº 5.887/2022, promulgada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e originada do Projeto de Lei nº 512/2021, reconhece os tricicleiros de Parintins como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
Adaptados para o transporte de passageiros, os veículos oferecem uma experiência única para os visitantes, que podem apenas se deslocar de um ponto a outro da ilha, ou realizar passeios turísticos com roteiros que passam por pontos emblemáticos como o Bumbódromo, os currais dos bois Caprichoso e Garantido, a Praça da Liberdade e áreas centrais da cidade.
O passeio é organizado pelas associações e custa, em média, R$ 120 por pessoa, com duração aproximada de 1h30.
Durante o Festival de Parintins e a temporada de cruzeiros, o serviço de triciclo ganha ainda mais visibilidade, sendo um dos atrativos mais procurados pelos turistas. Além de facilitar o deslocamento, o passeio proporciona contato direto com a cultura local, com os anfitriões da cidade e com a atmosfera vibrante que toma conta de Parintins nesta época do ano.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
Detran-AM abre 415 vagas para cursos gratuitos de trânsito em julho
Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia
Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook