O Governo do Amazonas está levando as Carretas de Apoio à Saúde para o interior do estado pela primeira vez. A partir de segunda-feira (27), essas unidades móveis oferecerão exames de mamografia e ultrassonografia em Manacapuru e Itacoatiara, cidades localizadas a 68 e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) espera atender cerca de 3.850 pacientes nessas duas localidades.
Nayara Maksoud, secretária de Estado de Saúde, destacou que as unidades móveis fazem parte do Programa Saúde Amazonas e têm como objetivo atender as demandas de saúde tanto dos municípios quanto das comunidades próximas, facilitando o acesso aos serviços médicos.
“Estamos começando com Manacapuru e Itacoatiara, mas o cronograma prevê atender outras regiões do interior. Nosso foco é aumentar a quantidade de exames médicos realizados, essenciais para a detecção de doenças nas populações da região metropolitana”, afirmou Nayara Maksoud.
Em Manacapuru, a carreta ficará no estacionamento do SESC, na rua Waldemar Ventura, 353, bairro São José, até o dia 14 de junho, com previsão de atender cerca de 1.650 pessoas. Já em Itacoatiara, a unidade estará no estacionamento do Centro Educacional Municipal Jamel Amed, na av. Parque, S/N, Centro, até o dia 21 de junho, atendendo aproximadamente 2.200 pessoas.
Os exames nas carretas serão destinados a pacientes previamente encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e autorizados pelo Complexo Regulador do Amazonas. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Nos próximos meses, as Unidades Móveis serão enviadas a outros municípios do interior, ampliando o alcance das ações de saúde e facilitando o acesso aos serviços médicos para mais comunidades no Amazonas.
Leia mais:
Carretas da Mulher atingiram mais de 44 mil procedimentos
Saúde: Saiba como consultar o estoque de medicamentos online
1,2 milhões de testes para Covid venceram; Prejuízo é de R$ 42,7 milhões
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook