Nesta segunda-feira (26), ocorreu o segundo debate entre candidatos a Prefeitura de Manaus, realizado pela TV Norte Amazonas. Participaram do encontro os candidatos: Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT), Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Wilker Barreto (Mobiliza). O atual prefeito de Manaus e candidato, David Almeida (Avante) não compareceu.
O debate foi dividido em cinco blocos, com perguntas e respostas entre os candidatos.
Principais momentos do debate
O debate foi marcado por ofensas e alfinetadas, entre os candidatos, trazendo suas propostas para gestão pública, segurança, infraestrutura, entre outros. No primeiro bloco, foram concedidos direitos de respostas a Wilker, Roberto e Amom. O debate começou com Alberto Neto chamando Roberto Cidade de “marionete do governador” ao perguntar se o adversário aumentaria o IPTU como ocorreu com o IPVA. Nesse mesmo bloco, Amom e Marcelo Ramos também protagonizaram ofensas entre si.
No segundo, foram quatro direitos de resposta solicitados por Wilker, Alberto, Marcelo e Amom. Nesta etapa, Amom afirmou que a candidatura de Wilker era de fachada para ajudar Roberto Cidade. Wilker disse que Amom foi tão omisso quanto Roberto e Alberto na fiscalização da saúde da cidade.
No terceiro bloco, em embate entre Amom e Cidade, o candidato do União Brasil chamou o adversário de “migué da política amazonense”. Amom rebateu afirmando que a capital amazonense “precisa de pessoas que falem a verdade”.
Em diversos momentos, durante o debate, as ofensas foram claras como “marionete de governador”, “garoto mimado”, “agressivo” e muitos direcionados ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que não foi ao debate – Alberto Neto disse que o “prefeito foge do debate como o bandido foge da polícia”.
Ausência de David Almeida no debate
Pela segunda vez consecutiva, David Almeida se ausenta dos debates pré-eleitorais. Ele não compareceu ao primeiro organizado pela emissora Band Amazonas, após ter seu perfil do Instagram desativado, com suspeita de ataque hacker momentos antes do encontro.
Em nota, a coligação de David Almeida informou que a ausência é devido a compromissos previamente agendados: “A coligação aproveita para, em nome do seu candidato à reeleição, parabenizar a TV Norte pela iniciativa e se colocar à disposição para futuras entrevistas cujo objetivo seja verdadeiramente debater os problemas e as soluções para a nossa querida Manaus”, afirmou a coligação.
Leia mais:
Período de propaganda eleitoral começará em agosto; confira datas
Debate entre candidatos a Prefeitura de Manaus é marcado pela ausência de David e troca de farpas
Confira o patrimônio declarado por cada candidato à Prefeitura de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook