Com o estoque de sangue em níveis críticos na semana que antecede as festividades de final de ano, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) faz um apelo aos doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos para comparecerem à unidade de coleta e contribuírem na reposição das reservas do hemocentro.
Para ser um doador, basta estar em boa saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e, se tiver entre 16 e 17 anos, doar acompanhado do responsável ou representante legal. É fundamental estar bem alimentado e portar documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
Aumento da demanda de sangue
A semana que antecede a virada do ano é marcada por um aumento significativo na demanda por bolsas de sangue, devido aos eventos comuns deste período, o que inclui um aumento nos acidentes de trânsito. Paralelamente, a frequência de doadores tende a diminuir durante as férias, viagens e festas.
A gerente de captação do Hemoam, Nívia França, destaca a importância das doações neste período crítico. “Na semana passada, tivemos dias com apenas 140 doações, enquanto nossa meta diária é de 250. Fazemos esse pedido especial aos doadores, pois nossa demanda tende a aumentar devido ao aumento de transfusões durante a temporada. Precisamos da colaboração dos doadores para evitar o desabastecimento”, explicou Nívia França.
Horário de funcionamento do Hemoam
O Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada, zona centro-sul, estará aberto todos os dias desta semana, das 7h às 18h, com exceção da próxima segunda-feira, dia 01 de janeiro.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
Desmatamento na Amazônia em novembro foi o menor desde 2017
Prefeitura e governo inauguram viaduto da Av. das Torres
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook