Ator indígena amazonense Adanilo recebeu menção honrosa por atuação no Festival de Gramado
Estreia nesta quinta-feira (30/03), o premiado filme acriano ‘Noites Alienígenas’, dirigido por Sérgio de Carvalho, e o primeiro do estado a ser transmitido em amplitude nacional. Com o ator manauara Adanilo no elenco, o filme denuncia as pesadas relações de jovens com o tráfico de drogas na periferia de Rio Branco (AC). Premiado e com Menção Honrosa no Festival de Gramado, o ator indígena amazonense contou falou sobre a estreia nacional com a Gazeta da Amazônia.
O longa Noites Alienígenas” expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana.
O filme é a quarta e última estreia de Adanilo com amplitude nacional só neste mês de março. As séries “Dom”, da Prime Video, “Cidade Invisível”, da Netflix, e o filme O Rio Do Desejo contaram com a participação do ator vivendo em múltiplas cenários amazônicos.
Em Manaus, o filme estreia nesta quinta-feira (30), e segue temporada durante a semana no Cinépolis do Millenium Shopping, na av. Djalma Batista, em sessão única às 18h45.
Ao Gazeta Da Amazônia, Adanilo falou sobre a expectativa de estrear com alcance nacional como protagonista, e a importância do público manauara assistir e contemplar a narrativa do filme.
“Sobre Noites Alienígenas em Manaus, eu vejo uma relação direta com a cidade, porque foi feito em uma capital da Amazônia e Rio Branco (AC) se parece em muitas coisas com a nossa cidade. Quando eu estava filmando eu identificava uma realidade muito próxima do que a gente tá vivendo no que diz respeito à criminalidade na atualidade. A gente ver nossos amigos, parentes mais jovens sendo cooptados pro mundo do crime e ficando sem saída. O filme é justamente uma oportunidade da gente rediscutir a nossa formação como seres humanos , poder debater”, afirmou.
O filme conta ainda com a participação de Gleici Damasceno, Gabriel Knoxx, time acriano estreando como protagonista.
Incentivo –
O longa acriano é um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Branc de incentivo à produções artísticas. Com um orçamento de R$ 25 mil, o Noites Alienígenas levou para o Acre 5 kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de Melhor Filme.
No começo deste ano, elenco e equipe se manifestaram pela publicação do edital de Novos Realizadores, que deixou de fora produções da Região Norte do Brasil, foco principal do edital.
A manifestação de artistas do Norte resultou na suplementação de mais R$ 8,5 milhões que serão destinados unicamente a produções nortistas.
Um edital de Novos Realizadores é um edital muito importante para a Região Norte, porque a gente tem grandes realizadores, e muita gente ainda não teve a oportunidade de fazer seus longas-metragens, com ideias interessantíssimas, e um edital como este, na nossa região, faz toda a diferença porque incentiva, a gente vê o potencial dos artistas que estão produzindo e fazendo esses trabalhos maiores para o audiovisual”, comentou Adanilo.