Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) já atendeu mais de 20 mil consumidores desde sua criação
Dados da Confederação Nacional de Comércios, Bens, Serviços e Turismo (CNC) de junho de 2024 mostram que 78% dos brasileiros estão “muito endividados” com carnês de lojas, cheques pré-datados, empréstimos, prestação do carro, cartão de crédito e cheque especial. No Amazonas, de janeiro a junho deste ano, o Procon-AM realizou 5.264 atendimentos relacionados à renegociação de dívidas, um aumento de mais de 520% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Criação do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS)
Para atender pessoas superendividadas, o Procon-AM criou em 2021 o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS). Desde então, o NAS já atendeu mais de 20 mil consumidores por meio de conciliações e mediações de conflitos financeiros, ajudando a revisar débitos pendentes e cumprindo a Lei 14.181/2021, conhecida como Lei do Superendividamento.
Pioneirismo do Procon-AM
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destacou que o órgão foi pioneiro no Brasil ao criar o NAS após a implementação da Lei do Superendividamento. “A criação deste setor tem sido fundamental para facilitar acordos que permitam à população amazonense quitar suas dívidas sem comprometer o mínimo existencial”, afirmou Fraxe.
Abordagem Multidisciplinar
A chefe de departamento do NAS, Socorro Uchôa, explicou que o programa não apenas renegocia dívidas, mas também realiza um trabalho de educação financeira. “Ajudamos os consumidores a se prevenir e evitar o superendividamento no futuro, por meio de palestras de conscientização e a criação de um cronograma financeiro”, disse Uchôa.
Definição de Superendividamento
Segundo Uchôa, uma pessoa superendividada é aquela que perdeu a capacidade de pagar suas dívidas com sua renda mensal sem comprometer sua subsistência. “A legislação estabelece que pelo menos 25% da renda deve ser destinada ao suprimento de necessidades básicas. Quando isso não é possível, a pessoa já pode ser considerada superendividada”, explicou.
Exclusões da Lei do Superendividamento
A Lei do Superendividamento não se aplica a dívidas decorrentes de fraudes, multas de trânsito, produtos e serviços de luxo, crédito rural, impostos, financiamento imobiliário (como prestação da casa própria) e pensão alimentícia.
Como funciona o NAS
Serviços: O NAS realiza renegociação de dívidas com bancos, lojas, companhias de água e energia, além de promover educação financeira.
Atendimento: Funciona na sede do Procon-AM, 1º andar, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Documentação: Os consumidores precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência, os três últimos extratos bancários, os três últimos contracheques e um plano detalhado dos gastos comprovados.
Leia mais:
FIES: saiba como renegociar com até 99% de desconto
Fies: Amazonas tem 26 mil candidatos a renegociação
Governo estuda renegociação de dívidas do Fies com até 99% de desconto
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook