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Um indicador conhecido: infraestrutura rodoviária no Amazonas

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Historicamente, a ausência de um olhar sensível para as dificuldades logísticas do Norte do país tem trazido grande dificuldade para que essa região se torne competitiva com relação aos outros estados do Brasil. No último relatório de competitividade dos estados, o Amazonas recebeu o título de pior infraestrutura do país, segundo o relatório produzido pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Tendência Consultoria.

A análise de infraestrutura do documento considera o desempenho dos estados em: Backhaul de fibra ótica, qualidade das rodovias, disponibilidade de voos diretos, acessibilidade e qualidade dos serviços de telecomunicações, além de acesso, qualidade e custo da energia elétrica e do saneamento. No que se refere à qualidade das rodovias, o Amazonas destaca-se negativamente como o estado com a pior malha rodoviária do Brasil.

O papel da BR-319 na infraestrutura

Vista asfaltada na juventude de muitos amazonenses que hoje já são avós, a BR-319 tem seu asfaltamento pleiteado a cada novo governo, com a esperança de superar o abandono logístico em que a região se encontra. Será que ainda esperaremos que os netos desses amazonenses se tornem avós para que enfim vejamos essa rodovia asfaltada? Todos esperamos que não. É claro, devemos destacar o trabalho de conservação que tem recebido as rodovias estaduais, como as AM 010, 070, 352 e 453, que já receberam ou estão recebendo manutenção e ampliações. A torcida é que outras rodovias que cortam nosso estado também possam continuar ou começar a receber serviços de conservação, como é o caso da BR-174, BR-319 e BR-230.

No caso da BR-319, a decisão de asfaltá-la está concentrada em regiões que pouco são influenciadas pela rodovia e que, portanto, não sofrem diretamente com os impactos da decisão de não concretizar esse projeto.

O tema asfaltamento da rodovia deveria ser discutido por aqueles que realmente estarão dispostos a usar toda a energia necessária para a realização desse projeto que, embora conhecido não seja simples, precisa ser urgentemente realizado. O caminho para melhorar os indicadores de infraestrutura é longo, e será tão extenso quanto for a disposição daqueles que tomam a decisão de fazer acontecer.

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