Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Locomotiva revelou que pouco mais de 80% da população brasileira admitiu ter acreditado em conteúdos falsos em algum momento. Segundo o levantamento, oito em cada dez brasileiros já deram credibilidade a fake news, apesar de 62% afirmarem confiar em sua própria capacidade de discernir entre informações falsas e verdadeiras em um conteúdo.
O que diz a pesquisa
A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 20 de fevereiro, ouviu 1.032 pessoas com 18 anos ou mais. Ela também revelou que as áreas mais impactadas por notícias falsas são venda de produtos (64%), propostas em campanhas eleitorais (63%), políticas públicas como vacinação (62%) e escândalos envolvendo políticos (62%).
Além disso, 57% admitiram ter acreditado em conteúdos mentirosos sobre economia, enquanto 51% caíram em fake news relacionadas à segurança pública e sistema penitenciário.
Notícias disseminadas por IA
Para 65% dos entrevistados, as notícias falsas são disseminadas com o auxílio de robôs e inteligência artificial, e oito em cada dez reconhecem a existência de grupos e pessoas pagas para produzir e disseminar fake news.
Além disso, a pesquisa revela que ser enganado por uma notícia falsa gera sentimentos diversos na população, incluindo ingenuidade (35%), raiva (31%) e vergonha (22%). Cerca de um quarto da população (24%) já foi acusado de espalhar informações falsas por pessoas com diferentes visões de mundo.
O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, diz que existe a necessidade de desenvolver medidas educativas para combater a disseminação de conteúdos mentirosos. “Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirma.
* Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Vanessa da Mata fará show na inauguração do Mirante Lúcia Almeida
Anvisa autoriza vacina contra infecções respiratórias para bebês
1,8 mil cirurgias de catarata foram realizadas no Delphina Aziz durante mutirão
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook