A partir de sexta-feira (19), a Prefeitura de Manaus expande temporariamente a campanha de vacinação contra a dengue, abrangendo pessoas de 4 a 59 anos. A medida visa evitar a perda de estoques de imunizantes e segue orientações do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Estratégia Temporária
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a ampliação é uma oportunidade para proteger a população contra a doença, especialmente com o aumento de casos no país. No entanto, a medida é temporária, utilizando doses com validade até o final de abril.
Procedimento e Protocolo
Para receber a vacina, os interessados devem comparecer a um dos mais de 70 pontos de imunização gerenciados pela Semsa Manaus, munidos de documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Após a aplicação, é recomendado permanecer na unidade de saúde por 15 a 30 minutos para observação. A vacina não é indicada para quem teve infecção por dengue nos últimos seis meses. O intervalo para a segunda dose é de três meses, podendo ser estendido em caso de ocorrência da doença nesse período.
Leia mais:
Brasil já registrou 3 milhões de casos de dengue este ano
Amazonas recebe R$ 6,5 milhões para combate à Dengue
Crianças menores de 5 anos são as principais vítimas de dengue grave
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook