A enchente causada por fortes chuvas no Rio Grande do Sul já deixou 90 vítimas, 131 desaparecidos e 155.741 pessoas desabrigadas após a perda de suas casas, e os números devem aumentar nos próximos dias. A extensão da catástrofe tem mobilizado pessoas em todo o país para prestar apoio às vítimas, com levantamento de recursos por meio de vaquinhas e doações.
Em Manaus, não é diferente. Muitos manauaras possuem desejo de ajudar as vítimas da tragédia em território gaúcho, mas não sabem como. Por isso, a Gazeta da Amazônia preparou um guia de doações e pontos de coleta em vários pontos da cidade. Confira:
Doações por Pix
Com a abundância de campanhas de arrecadação, surge também tentativas de golpe por meio de falsas vaquinhas. Nas redes sociais, o próprio governador do RS, Eduardo Leite (PSDB) trouxe um aviso de atenção na hora de doar para vaquinhas ou Pix:
“Na doação do Pix que a gente apresentou, de um canal seguro, é importante as pessoas saberem, naquela chave, quando for fazer a doação do Pix, ela é para o SOS Rio Grande do Sul e a instituição do destinatário é o Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Se não aparecer isso na hora da doação, é porque é golpe”, informou o governador.
Por isso, para doações em Pix, prefira o canal oficial de doações para o estado, o SOS Rio Grande do Sul, com os dados abaixo:
Conta – SOS Rio Grande do Sul
Chave Pix – CNPJ 92958800/000138
Razão Social: Banrisul
Pontos de doação em Manaus
Além das doações por Pix, há como ajudar por meio de recursos já comprados. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul (DC-RS), os materiais mais urgentes incluem alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, leite em pó, etc) e cestas básicas, itens de higiene pessoal, roupas de cama e banho e água mineral.
Tais itens podem ser levados aos seguintes pontos de coleta:
- Academia Spazio Dom Pedro: Av. Pedro Teixeira, 267, Dom Pedro. Das 5:30 às 22h;
- Escola de Direito da UEA: Av. Maior Gabriel, 767, Centro. Das 8h às 22h;
- FAIC: Av. Ajuricaba, 666, Cachoeirinha. Das 08 às 17h;
- Japurá Pneus: Qualquer unidade da empresa. Das 08h às 17h;
- Loja da Azul Viagens: Balcão da Azul, no Aeroporto Eduardo Gomes. 24h;
- Loja Dress Up: Av. Perimetral, 10, bairro Parque 10. Das 10h às 17h;
- Ponto de coleta Parceiros Brilhantes (até 10 de maio): Rua Gabriel Gonçalves, 288, bairro Aleixo. Das 08h as 17h;
- São Lucas Tintas: Rua Benjamin Constant, 4, Petrópolis. Segunda a sexta, de 8h às 17h;
Leia mais:
Cuidados contra golpes em momentos de solidariedade
Conheça os famosos que estão ajudando as vítimas do RS
RS tem canal de doação oficial para vítimas de chuvas; veja como doar
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook