Na manhã desta terça-feira (21), policiais civis do Amazonas e do Rio de Janeiro iniciaram a operação Rota Rio, com o objetivo de desmantelar uma conexão de tráfico de drogas do Comando Vermelho (CV) entre os estados do Amazonas e Rio de Janeiro. A operação tem como alvos empresários e um ex-prefeito do interior do Amazonas.
Estão sendo cumpridos 99 mandados de prisão, busca e apreensão, incluindo ações em Minas Gerais e no Pará. De acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Amazonas, o grupo criminoso movimentou R$ 30 milhões nos últimos dois anos.
O ex-prefeito de Anamã, Raimundo Chico, também é um dos alvos da operação. A polícia informou que um frigorífico ligado ao ex-prefeito era utilizado no esquema.
Facção opera no RJ e no AM
No Rio de Janeiro, os mandados estão sendo cumpridos nas comunidades Fallet, Fogueteiro e Prazeres, na região central do estado, além de buscas em bairros como Ipanema, Arpoador, Copacabana, Barra da Tijuca, Catete e Recreio dos Bandeirantes. Um dos procurados, Juan Roberto Figueira da Silva, conhecido como “Cocão”, foi preso.
A polícia informou que a operação visa “desmanchar” o núcleo financeiro da quadrilha. Conforme a investigação conjunta, os criminosos realizavam vários pagamentos a terceiros para evitar suspeitas sobre a movimentação financeira.
Os policiais buscam documentos, armas, computadores e arquivos de mídia para reunir provas do esquema de tráfico. As drogas eram adquiridas por traficantes do Comando Vermelho na região de fronteira do Amazonas e enviadas para o Rio de Janeiro.
A operação envolve a participação de policiais da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro, além da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Amazonas.
Leia mais:
94% dos municípios brasileiros já passaram por emergência ou calamidade
Bois firmam compromisso de reciclagem durante Festival de Parintins
Antigo prédio da Receita Federal será convertido em 128 apartamentos
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook