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Carrefour volta atrás e reconhece ‘alta qualidade’ de carne brasileira

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O grupo francês de varejo Carrefour voltou atrás e enviou um pedido formal de desculpas ao governo brasileiro após um boicote de grandes distribuidoras de carne brasileira às unidades de supermercado da marca no Brasil, iniciado ontem (25). Empresas como a JBS, Minerva e Masterboi participaram da decisão.

Polêmica

O boicote foi instaurado após uma crise entre o setor agropecuário brasileiro e o Carrefour da França; em meio a uma série de protestos de agropecuaristas franceses contra um acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, o CEO mundial do Carrefour, o francês Alexandre Bompard, chegou a dizer que o acordo levaria o país europeu a ser inundado por “carne que não atende às exigências e normas”.

Na avaliação do mercado brasileiro, a fala do empresário coloca em cheque a qualidade dos produtos de origem animal produzidos no Brasil, mesmo que as regulações sanitárias e ambientais do país estejam entre as mais rigorosas do mundo.

Logo depois do anúncio do boicote à marca, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, concedeu entrevista a jornalistas de diversos veículos. Em sua fala, o ministro afirmou que o presidente do Carrefour buscou criar um fato para que a França continue contra o acordo entre a UE e o Mercosul. Disse, ainda, estar “feliz” pela decisão das empresas de carnes brasileiras.

“Se para o povo francês, o Carrefour não serve para comprar carne brasileira, o Carrefour também não compre carne brasileira para colocar nas suas lojas aqui no Brasil”, disse o ministro.

Resposta do Carrefour

O Carrefour Brasil, no mesmo dia, lamentou a decisão de boicote de marcas brasileiras a unidades do próprio país. A marca, que também inclui o Atacadão e o Sam’s Club, frisou que a fala do CEO se referia apenas ao Carrefour França, e que o boicote ‘infelizmente’ afetaria também os clientes brasileiros.

Já nesta terça-feira (26), um dia depois da medida, o próprio Alexandre Bompard enviou um pedido público de desculpas ao governo brasileiro.

Na carta, endereçada ao ministro Carlos Fávaro e assinada pelo CEO do Carrefour, o grupo lamentou o que chamou de ‘confusão’ em sua comunicação. O comunicado diz as unidades de supermercado são ‘enraizadas’ no país em que estão presentes, e que a empresa conhece o ‘profissionalismo, cuidado à terra e produtores’ do agro brasileiro.

Leia a carta do CEO do Carrefour na íntegra

“Ao Excelentíssimo Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Senhor Carlos Fávaro,

A declaração de apoio do Carrefour França aos produtores agrícolas franceses causou discordâncias no Brasil. Como Diretor-Presidente do Grupo Carrefour e amigo de longa data do país, venho, respeitosamente, esclarecê-la.

O Carrefour é um grupo descentralizado e enraizado em cada país onde está presente, francês na França e brasileiro no Brasil.

Na França, o Carrefour é o primeiro parceiro da agricultura francesa: compramos quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades na França, e assim seguiremos fazendo. A decisão do Carrefour França não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais, que segue as preferências regionais de nossos clientes. Com essa decisão, quisemos assegurar aos agricultores franceses, que atravessam uma grave crise, a perenidade do nosso apoio e das nossas compras locais.

Do outro lado do Atlântico, no Brasil, compramos dos produtores brasileiros quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades, e seguiremos fazendo assim. São os mesmos valores de criar raízes e parceria que inspiram há 50 anos nossa relação com o setor agropecuário brasileiro, cujo profissionalismo, cuidado à terra e produtores conhecemos.

O Grupo Carrefour Brasil é profundamente brasileiro, com mais de 130.000 colaboradores, se desenvolveu e continua se desenvolvendo sob minha presidência em parceria com produtores e fornecedores do Brasil, valorizando o trabalho do setor produtivo e sempre em benefício de nossos clientes. Nos últimos anos, o Grupo Carrefour Brasil acelerou seu desenvolvimento, dobrando tanto o volume de seus investimentos no país quanto suas compras da agricultura brasileira. Mais amplamente, o Brasil é o país em que o Carrefour mais investiu sob minha presidência, o que confirma nossa ambição e nosso comprometimento com o país. Assim seguiremos prestigiando a produção e os atores locais e fomentando a economia do Brasil.

Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas.

O Carrefour está empenhado em trabalhar, na França e no Brasil, em prol de uma agricultura próspera, seguindo nosso propósito pela transição alimentar para todos. Asseguro, Senhor Ministro, nosso compromisso de longo prazo ao lado da agricultura e dos produtores brasileiros.

Aproveito a oportunidade para renovar os protestos de estima e consideração.

Atenciosamente, Alexandre Bompard, Diretor-Presidente do Grupo Carrefour”

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