segunda-feira, dezembro 15, 2025
26.3 C
Manaus
InícioGeralSaúdeCom telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no...

Com telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no Amazonas

Publicado em

Publicidade

Programa Saúde AM Digital promove inclusão, reduz filas e moderniza a rede pública com tecnologia e acesso remoto a 13 especialidades

O Governo do Amazonas busca a modernização da saúde pública com o programa Saúde AM Digital, que já reduziu de mais de 100 para apenas 19 dias o tempo médio de espera por consultas especializadas em todo o estado. A iniciativa utiliza o sistema de telessaúde para conectar pacientes e médicos remotamente, levando atendimento qualificado até mesmo às regiões mais isoladas.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o programa já investiu mais de R$ 25 milhões em infraestrutura, conectividade e capacitação. Como resultado, houve queda significativa nas filas de atendimento em especialidades como dermatologia (−26%), psiquiatria (−19%), nutrição (−14%), cardiologia e endocrinologia (−13,5%), urologia (−8,3%) e psicologia pediátrica (−6%).

Telessalas ativas em Manaus e interior

O sistema conta com 23 telessalas em funcionamento em Manaus e outras 37 em fase de implantação no interior — 21 já ativas — em cidades como Tefé, Parintins, Lábrea, Barcelos, Novo Aripuanã, Manacapuru e Humaitá. Além disso, todos os 62 municípios amazonenses têm acesso ao atendimento remoto por meio do aplicativo Saúde AM Digital, ampliando a cobertura para comunidades ribeirinhas e indígenas.

Atendimento digital em 13 especialidades

Pelo Telessaúde, os pacientes podem ter acesso a teleconsultas com especialistas em neurologia, neuropediatria, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, urologia, ortopedia, psiquiatria (geral e pediátrica), ginecologia, pediatria, psicologia e nutrição. Também são oferecidos exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, MAPA e Holter, com laudos digitais assinados por especialistas da capital.

Crescimento na oferta de consultas

Os números mostram crescimento expressivo no número de atendimentos: psicologia pediátrica (+40%), nutrição (+32%), psicologia geral (+31%), endocrinologia (+27%), psiquiatria (+25%) e cardiologia (+22%). A digitalização do atendimento representa uma mudança estrutural na forma como o Sistema Único de Saúde (SUS) é oferecido à população no Amazonas.

Rede física também está sendo ampliada

A expansão da saúde digital acontece paralelamente às reformas e ampliações da rede hospitalar, conduzidas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). As obras reforçam a estrutura física da saúde pública e fazem parte de uma estratégia integrada para melhorar o atendimento em todo o estado.

Próximos passos do Saúde AM Digital

Entre as metas futuras estão a implantação de telessalas em todos os municípios, ampliação do número de especialidades disponíveis e redução ainda maior no tempo de espera por consultas. A estratégia inclui também incentivo à adesão dos usuários ao aplicativo Saúde AM Digital, visando ampliar o acesso aos serviços com mais eficiência.

Com essas ações, o Amazonas se posiciona como referência nacional em saúde digital, integrando inovação tecnológica, inclusão social e fortalecimento do SUS.

*Com informações da assessoria

Leia mais:
Humaitá recebe primeira UTI da história do interior do Amazonas
Hospitais são autuados por negar direito a dois acompanhantes para autistas e PcDs
Amazonas iniciará cirurgias de redesignação sexual pelo SUS

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Carla Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente imediato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou no início da tarde...

Brasil tem maior queda de nascimentos em 20 anos, diz IBGE

O Brasil contabilizou pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024, segundo dados...

Novas regras da CNH podem reduzir custo da habilitação em 80%

O governo federal lançou nesta terça-feira (9) um novo conjunto de regras para obtenção...

Crime organizado amplia domínio sobre energia e internet

A atuação de facções criminosas em serviços essenciais, como energia elétrica e internet, tem...

Mais como este

Carla Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente imediato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou no início da tarde...

Brasil tem maior queda de nascimentos em 20 anos, diz IBGE

O Brasil contabilizou pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024, segundo dados...

Novas regras da CNH podem reduzir custo da habilitação em 80%

O governo federal lançou nesta terça-feira (9) um novo conjunto de regras para obtenção...